IFMS abre inscrições para cursos técnicos de nível médio em quatro municípios

São 280 vagas 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

São 280 vagas 

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para 280 vagas em cursos técnicos de nível médio gratuitos nos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Nova Andradina e Ponta Porã.

As opções são os cursos técnicos em Agricultura, Desenho da Construção Civil, Informática, Informática para Internet e Zootecnia, todos na modalidade subsequente, em que o candidato deve ter o ensino médio completo.

O curso técnico integrado em Edificações é oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para concorrer a uma vaga, é preciso ter o ensino fundamental completo e 18 anos, no mínimo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 12 de janeiro pela Central de Seleção do IFMS, onde também está disponível o edital do processo seletivo. Para se inscrever, basta acessar a Página do Candidato. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Ação afirmativa (cotas) – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram a escolaridade mínima exigida na rede pública, comprovarem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo e/ou se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção por essas vagas deve ser manifestada no ato da inscrição. Posteriormente, uma comissão do IFMS fará a verificação da autodeclaração dos candidatos pretos e pardos com base nas características fenotípicas dos mesmos.

Processo seletivo – A seleção e classificação dos candidatos será feita por meio de sorteio eletrônico, marcado para 16 de janeiro, na reitoria do IFMS, em Campo Grande. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia seguinte.

No Campus Campo Grande haverá uma reunião, no dia 31, para confirmação de interesse na vaga.

As matrículas em todos os campi onde são ofertadas vagas serão realizadas em fevereiro. O ingresso dos selecionados ocorrerá no primeiro semestre letivo de 2017.

Cursos – Nos subsequentes, o estudante cursa a formação técnica na área escolhida por um período de um ano e meio. O diploma é válido para o exercício profissional.

No Proeja, as disciplinas básicas do ensino médio são ofertadas de maneira articulada às da formação técnica. O curso tem duração de três anos. Ao final, o concluinte poderá ingressar no mundo do trabalho ou no ensino superior.

 

Conteúdos relacionados