Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Das 32 escolas integrais anunciadas, 12 serão entregues em 2017, afirma SED

8 serão em Campo Grande
Arquivo -

8 serão em

A partir de 2017 o Governo do Estado pretende entregar 32 escolas integrais que contemplarão o ensino médio. Para o próximo ano, a SED (Secretaria Estadual de Educação) informa que 12 escolas funcionarão com o novo método, 8 delas em Campo Grande e, as outras 4 em Dourados, Maracajú, e Naviraí.

Segundo a Secretária Estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, a transição é gradual e deve ser concluída em quatro anos. “A ideia é que todas as escolas sejam transformadas em integrais”, declara e especifica que os gastos com as adequações ainda não foram contabilizados, mas adianta que o Governo Federal vai dar um aporte de R$ 12,2 mil por aluno/ano.

Ela afirma que a adequação respeita a escolha da escola, os alunos e a comunidade e espera o parecer do MEC (Ministério da Educação) para que a adequação seja feita. “As escolas e as comunidades têm a opção. Para o momento conseguimos a resposta de 12 escolas. Já encaminhamos tudo que foi exigido para o MEC para ser avaliado e validado para o ano que vem”, informa a secretária.

De acordo com a SED, as 8  escolas integrais de Campo Grande que serão readequadas são Professor Severino de Queiroz, no Monte Castelo; Maria Constança Barros Machado, no Amambay; Amélio de Carvalho Baís, no Coophatrabalho; José Barbosa Rodrigues no Universitário; Lúcia Martins Coelho, no Jardim dos Estados; Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, no Jardim Tarumã; Emygdio Campos Widal, no Vilas Boas; e Valdemir de Barros da Silva nas Moreninhas. Destas, a escola Amélio de Carvalho Baís já possui turmas do ensino médio em tempo integral, inclusive com alunos que já passaram pela edição de 2015 Enem. A escola ficou em terceiro lugar entre as escolas públicas do estado.

Além de dar certa tranquilidade para os pais que trabalham, a escola integral é vista com bons olhos pelos profissionais do ensino. Para a pedagoga e mestre em educação Leila Maciel, a proposta da escola em tempo integral tem mais pontos positivos que negativos. “O fato de estas crianças e adolescentes  estarem em um ambiente favorável à situações positivas de formação já é um grande diferencial, em relação aos que estão em escolas de meio período. É sabido que a maioria dos pais e/ou responsáveis trabalham em tempo integral e muitas vezes não tem com quem deixar seus filhos”, destaca.

Segundo Maria Cecília, as 12 escolas atenderão cerca de 4200 alunos. Além das disciplinas regulares, o projeto visa levar atividades complementares aos estudantes. “Não queremos mais do mesmo, se queremos evitar evasão e reprovação, temos que dar algo diferenciado”, pontua. Serão oferecidas atividades que fomentem a reflexão, além de disciplinas eletivas, como arte e música.

O currículo escolar e a formação dos profissionais são pontos que necessitam de atenção. Leila diz que a capacitação é “fundamental pois demanda dos professores habilidades e competências específicas para situações de aprendizagem.  E o currículo é o que vai ser o grande diferencial. Além dos conteúdos mínimos estabelecidos pela legislação atual, as atividades do contraturno deverão contemplar conteúdos que promovam a real formação integral deste aluno, indo além do âmbito conteudista geralmente desenvolvido nas escolas de meio período por causa do pouco tempo disponível para isso”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Trump e Bolsonaro em foto publicada por Jair em seu Twitter há algum tempo

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para um ‘duelo jurídico’

Feminicídio zero: MS pode ganhar ‘bancões’ vermelhos em praças para levar reflexão sobre crime

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Polícia investiga se pai também abusou do irmão de bebê morta após estupro em MS

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

Bolsonaro pode ficar preso por 43 anos

MidiaMAIS

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Evento reúne cultura japonesa, música, comida e diversas outras atrações

Mundo

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Segundo dados do Observatório Sírio, ao menos 135 pessoas morreram em 48 horas

Polícia

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

O suspeito pelas agressões é o próprio companheiro da vítima