Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Safra de milho deverá ser 6,4% maior, prevê Aprosoja/MS

Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho do País
Arquivo -

Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de do País

O terceiro maior produtor de milho do País terá um aumento de 6,4% em sua produção para a 2015. Na projeção para 2015, Mato Grosso do Sul mantém a área plantada de 1,67 milhão de hectares, mas aumenta a produção do grão que deixa a casa dos 7,8 milhões e passa para 8,3 milhões de toneladas, com uma média de 82 sacas de milho por hectare. Os dados são do Siga – Sistema de Informações Geográficas do  de MS, ferramenta da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS.

Na sequência histórica, o milho safrinha foi à cultura agrícola que mais avançou no Estado. Há cinco anos ocupava 930 mil hectares de área plantada e a produção registrava 3,3 milhões de toneladas. Se comparado à estimativa para a próxima safra, o incremento é de 145% na produção. Entre as cultivares de verão, o destaque fica com a soja que em cinco anos avançou 22%, passando de 5,3 mil toneladas para 6,8 mil toneladas, comparando com a estimativa da safra 2014/2015 que começa a ser colhida.

O clima desfavorável nos meses de outubro e novembro, período de semeadura da soja, achatou o intervalo do ciclo de desenvolvimento do milho, que normalmente acontece de janeiro a maio. Mesmo diante do cenário atípico, ainda não é possível falar de prejuízos. “A decisão do produtor terá forte influência nos números finais. Alguns optam por plantar fora do zoneamento, fator que determina o aumento ou a manutenção de área e incremento na produção”, explica Carlotto.

Duas safras – Em Mato Grosso do Sul, os produtores também plantam milho primeira safra, apesar desta prática ser decrescente.  De acordo com a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, em 2013/2014 o Estado registrou 225 mil toneladas do grão plantado em primeira safra e a expectativa para a próxima é de 160 mil toneladas.

O cultivo do milho primeira safra coincide com o período de cultivo da soja, cultura esta que predomina no verão. Depois de colhida a soja, o produtor sul-mato-grossense planta o milho segunda safra ou milho safrinha, cultura de inverno que tornou-se a principal safra do grão no Estado. “Por conta da rentabilidade, os produtores têm convertido a primeira safra de milho em soja e em alguns casos, pelo algodão”, acrescenta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comerciantes reclamam de cheiro ‘insuportável’ de lixo jogado em terreno baldio no Iracy Coelho

TCE-MS reprova contas de ex-prefeito de Bela Vista por descumprir metas fiscais

Casa Branca rebate Lula: Trump não quer ser ‘imperador do mundo’, mas ‘presidente forte’

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Juiz nega exclusão do vídeo de ‘chá revelação’ em que mulher denuncia traição do marido

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Motorista fez conversão a esquerda, quando a moto, na faixa de ônibus, atingiu a traseira do veículo

Mundo

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Não há registro de feridos

Polícia

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

O pneu de um dos carros chegou a estourar devido ao impacto da batida

Economia

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

O reestabelecimento do aumento do IOF não influenciou a queda da moeda norte-americana