Cotidiano / Emprego & Concurso

Ministério do Trabalho atualiza lista de profissões

Objetivo do cadastro é descrever as características dos ofícios

Midiamax Publicado em 20/02/2015, às 23h57

None
novas_profissoes_622x415.jpg

Objetivo do cadastro é descrever as características dos ofícios

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou, em fevereiro, a lista de profissões reconhecidas pelo Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO). Agora, 14 novas ocupações passam a constar na classificação, entre elas a de mototaxista, técnico e higienista ocupacional, fiscal de atividades urbanas, cerimonialista, entre outros.A atualização da lista tem por objetivo reconhecer e descrever as características das profissões, nomeando e codificando os títulos.

Com isso, torna-se viável a confecção da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).Além disso, a CBO auxilia no cruzamento de dados do seguro-desemprego e otimiza a formulação de políticas públicas para estimular o emprego e a renda no País.Na avaliação da FecomercioSP, a atualização do CBO consolida sua relevância no âmbito trabalhista como banco de dados, retratando com fidelidade a situação do mercado de trabalho. 

Além disso, tanto empregados quanto empregadores são beneficiados, sendo para o primeiro a valorização de suas ocupações e, para o segundo, a confiança na localização de uma atribuição ou denominação de cargo.

Jornal Midiamax