A ação é uma parceria com o Hemosul que disponibiliza sua unidade móvel para fazer as coletas

O Carnaval começa na próxima sexta-feira e, com as festas de Momo, os principais hemocentros do país sofrem com a falta de estoque de sangue. Foi pensando nisso que a Cassems realizou, na manhã desta quinta-feira (12), uma campanha de doação de sangue chamada “Não vai faltar gente do seu tipo neste Carnaval”. Em parceria com o Hemosul, que disponibilizou a sua unidade móvel, todos os colaboradores e beneficiários que estavam na sede da Caixa dos Servidores foram convidados a participar da campanha. A ação contou com a colaboração de 85 doadores e arrecadou 55 bolsas de sangue, além de 22 amostras para doação de medula óssea.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da Cassems, Juliana Inácio, a campanha foi idealizada para fidelizar e estimular novos doadores. “A ideia é manter a campanha o ano inteiro. Todos os meses, em parceria com o Hemosul, vamos promover uma ação como esta. Nossa meta é arrecadar, a cada visita, a capacidade máxima da unidade móvel”, explicou a coordenadora.

Ainda segundo Juliana, durante o mês de janeiro, a Caixa dos Servidores realizou uma campanha de mobilização interna. “Imediatamente, nossos colaboradores aderiram a campanha e, em poucas horas, já tínhamos a quantidade necessária para trazer o ônibus até a Cassems”, explicou, orgulhosa.

Sônia Paluda, Assistente Social do Hemosul e responsável pelas coletas externas, elogia a iniciativa da Cassems e comemora o resultado da ação. “Assim como hoje, toda vez que visitamos uma empresa, temos uma boa aceitação. A iniciativa da Cassems é ótima, pois ela se mostra preocupada com a prevenção e, realmente, se importa com a vida. A nós sabemos o quanto é importante um gesto como este quando a gente está debilitada. Apesar de ser um plano que cuida de doenças, a Cassems mostrou hoje que valoriza a vida. Na ação desta manhã, 85 pessoas passaram pela unidade móvel, tivemos 55 bolsas coletadas, 22 amostras para doação de medula óssea. Então, percebemos a valorização, o desprendimento e a solidariedade”, comemora.

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, salienta a importância da campanha que, segundo ela, estimula outras pessoas a serem doadoras. “A gente sofre com uma grande procura por todos os tipos de sangue em emergência, cirurgias que não estão previamente agendadas e com pacientes que entram em alto risco. Então, é muito importante essa campanha para que faça uma multiplicação de opiniões. O Hemosul se renova em termos de doadores e o doador, quando chega em casa e diz: ‘eu sou um doador’, estimula outra pessoa a seguir o mesmo caminho. Sangue é vida e nós precisamos dessa corrente de humanidade”, pontua.

Para o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, é uma situação típica da época de festas e férias, pois o número de doadores cai, em contrapartida, as transfusões de emergência aumentam significativamente nos hospitais em virtude dos acidentes. “Doar sangue é um ato de solidariedade e que pode salvar vidas. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam como atender toda a população”, destacou o presidente.