Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Segundo ministra, cotas podem ser estendidas aos concursos públicos

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, afirmou nesta sexta-feira que a política de cotas pode ser estendida para os concursos públicos. Hoje esse tipo de ação afirmativa com recorte étnico-racial é exclusiva do ingresso ao ensino superior. “Essa sempre foi a perspectiva da Seppir desde o início […]
Arquivo -

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, afirmou nesta sexta-feira que a política de cotas pode ser estendida para os concursos públicos. Hoje esse tipo de ação afirmativa com recorte étnico-racial é exclusiva do ingresso ao ensino superior.

“Essa sempre foi a perspectiva da Seppir desde o início de, para além do que conseguimos trabalhar no setor da educação, ampliar as ações afirmativas para outras áreas da vida social. E o trabalho é a primeira opção logo depois deste”, afirmou a ministra após participar de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e representantes do movimento negro.

Segundo Luiza Bairros, Dilma reafirmou sua posição favorável às políticas de ações afirmativas, o que animou o setor para medidas concretas na reserva de vagas no serviço público. “Ela reafirmou isso (sua posição favorável) hoje, significando, portanto, que agora dentro do governo o que nós temos de buscar agora em relação às cotas no serviço público é toda a segurança jurídica necessária para que essa medida possa ser levada para a avaliação final da presidenta”, disse a ministra.

Movimentos ligados à luta por direitos dos negros, no entanto, acusam o Ministério do Planejamento – responsável pelo funcionalismo público – de “embarreirar” a proposta dentro do Executivo. É o caso de Frei David Santos, diretor-executivo da Educafro, uma organização que busca promover a inclusão da população negra.

“Para nós é inaceitável. O Ministério do Planejamento, em dissintonia com a Presidência, em dissintonia com a Seppir, em dissintonia com outros setores, fica embarreirando, fazendo parecer contrário e segurando uma luta do povo, que está há 513 anos sofrendo, querendo inclusão”, afirmou. Hipótese de fim da pasta de Igualdade Racial é “mera especulação”, diz ministra

A exemplo de outros ministros, Luiza Bairros descartou a possibilidade da exclusão da sua pasta da Esplanada dos Ministérios. A ministra, que comanda a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), com status de ministério, afirmou ter respaldo da presidente Dilma Rousseff.

“Nós não trabalhamos na Seppir com essa hipótese de a Seppir vir a compor um outro ministério ou de ela ser transformada em alguma outracoisa. Essa segurança e essa certeza nos foi dada desde o início da gestão da presidenta Dilma e a nossa postura na Seppir é a de considerar qualquer assunto em contrário como mera especulação”, disse.

Não é a primeira vez que a Seppir é alvo de especulações quando se fala em redução de ministérios. Interlocutores políticos, no entanto, afirmam que dificilmente as pastas chamadas de “sociais”, como a de Direitos Humanos ou a de Políticas para Mulheres, deixem de existir ou seja reduzidas pelo fato de que a presidente compraria uma briga com movimentos sociais organizados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Correios analisaram descontos de mais de 2 milhões de beneficiários do INSS

Câmeras identificam homem armado no centro de Campo Grande e GCM prende suspeito

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Últimas Notícias

Política

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Deputado Antônio Vaz disse que vaidade política levou a atual situação

Mundo

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

Essa foi a primeira vez que a Justiça do Reino Unido condenou alguém por derrubar ilegalmente uma árvore

Polícia

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Tiroteio deixou moradores de Capitán Bado em pânico na manhã de terça-feira (16); um suspeito foi preso

Brasil

Juíza demitida ao estufar métricas de produção alega dificuldade por ser mãe de criança com TEA

Juíza estava em estágio probatório