Quarto dia de inscrições do Enem tem mais de 2,3 milhões de inscritos
A primeira edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já conta com mais de 2,3 milhões de inscrições, conforme dados apurados, até às 18h30 da quinta-feira (16), pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições ficarão abertas até às 23h59 do dia 27 de maio, sem possibilidade de prorrogação do prazo. Para os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A primeira edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já conta com mais de 2,3 milhões de inscrições, conforme dados apurados, até às 18h30 da quinta-feira (16), pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições ficarão abertas até às 23h59 do dia 27 de maio, sem possibilidade de prorrogação do prazo.
Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição deve ser paga até o dia 29, no valor de R$ 35. Estão isentos aqueles que concluíram o ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica e os candidatos que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.017,00.
Provas
As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro deste ano, com início às 13h. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Não será permitida a entrada do participante que se apresentar após horário do fechamento dos portões.
O exame é constituído por uma redação e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de 4h30. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de 5h30.
Novas regras
O exame deste ano está mais rigoroso que as edições anteriores, principalmente ao que se refere à correção das redações. A partir de agora, a diferença entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos (em 2012, a discrepância era de 200 pontos). Se houver diferença maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas. A estimativa do MEC é de que, com esta alteração no processo de correção, uma em cada três redações seja encaminhada ao terceiro corretor.
Também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. Bastará uma frase desconectada com o tema proposto, inserida deliberadamente, para que a prova seja anulada.
Outra novidade é a divulgação, no cartão de inscrição, de um telefone pelo qual candidatos com alguma condição especial – gestantes, pessoas com deficiência – serão orientados. Esta edição trará também dois modelos de prova com letra maior – uma com fonte tamanho 18 e outra 24.
Exame Nacional do Ensino Médio
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio e é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado obtido na prova permite ao candidato participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.
O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (Prouni), Ciência sem Fronteiras, e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.