O norte-americano Bill Gates abriu este mês um concurso milionário que busca soluções para melhorar as relações sexuais das pessoas ao redor do globo. O fundador da gigante Microsoft não busca posições inovadoras, mas, sim, um novo para a camisinha. O dono do melhor projeto vai embolsar US$ 100 mil (cerca de R$ 200 mil).

A ideia do desafio Next Generation Condom (próxima geração de camisinhas, em tradução literal) é “desenvolver um produto com todos os benefícios das versões atuais, mas sem seus inconvenientes”, segundo a Fundação Bill e Melinda Gates, que aborda questões globais de saúde.

Os preservativos fazem parte da vida do ser humano há mais de 400 anos, mas eles sofreram poucas inovações tecnológicas nos últimos 50 anos. Por isso, o concurso incetiva a substituição do látex por novos materiais, para que as pessoas não sintam que estão usando mais camisinha – a maior reclamação dos homens, diz a Fundação, é que a borracha afeta o prazer e a ereção.

Portanto, as invenções devem melhorar o prazer, tornar o seu uso mais fácil e popular entre homens e mulheres, sem deixar de ser um método contraceptivo e de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, o concurso vai desconsiderar os projetos que tiverem um custo muito alto, pois a nova camisinha deverá ser distribuída também em paí em desenvolvimento, principalmente os que têm altos indíces de pessoas infectadas com HIV.