Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Município deverá empossar professora deficiente visual aprovada em concurso

O juiz titular da 5ª vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande, Fernando Paes de Campos, julgou parcialmente procedente a ação declaratória que T.N. de M. move contra o Município de Campo Grande. Consta nos autos que T.N. de M. é deficiente visual e foi aprovada em concurso público para exercer […]
Arquivo -

O juiz titular da 5ª vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de , Fernando Paes de Campos, julgou parcialmente procedente a ação declaratória que T.N. de M. move contra o Município de Campo Grande.

Consta nos autos que T.N. de M. é deficiente visual e foi aprovada em concurso público para exercer o cargo de professora de educação infantil em Campo Grande. Narra a autora que, quando foi convocada para se submeter à equipe multiprofissional, passou por uma avaliação de capacidade física para o cargo, a qual foi considerada inapta.

A professora alega que, em recurso administrativo, a decisão foi revista, sendo nomeada para o cargo de professora. Com isso, ela foi notificada para comparecer à Escola de Governo do Município para receber as orientações sobre o processo de nomeação e posse, mas foi novamente avaliada por uma junta médica e declarada inapta para o cargo. Assim, T.N. de M. teve novamente seu decreto de nomeação anulado.

Diante destes fatos, a autora pede a anulação do parecer que a considera inapta para o exercício de sua função e, como consequência, solicita a determinação de sua posse para o cargo que prestou concurso e foi nomeada. Por fim, pleiteou a compensação financeira por danos morais.

O município apresentou contestação afirmando que a deficiência da autora não é compatível com as atribuições do cargo de professora da educação infantil, o que teria sido atestado pela equipe multiprofissional. Além disso, a ré também sustentou que não está correta a afirmativa de que houve discriminação com a professora, destacando que possui outros servidores com deficiência em seu quadro, os quais ocupam cargos compatíveis com suas limitações.

O juiz responsável pelo processo, Fernando Paes de Campos, entendeu que “de fato, não é razoável eliminar candidato sem que este tenha a oportunidade de demonstrar que é possível conciliar a sua deficiência com as atribuições do cargo, ocorrendo a avaliação de tal conciliação por parte de Comissão competente para tanto durante o estágio probatório, conforme estipulado no decreto”.

Sobre os danos morais, o magistrado ressaltou que “o dano moral é aquele que importe em agressão à dignidade da pessoa, uma ofensa que atinge o sentimento da vítima, causando-lhe aflição, angústia, abalo emocional e psicológico que interfiram no seu bem-estar. Meros aborrecimentos, percalços, dissabores, situações vividas no cotidiano, não se afiguram como dano moral que reclama compensação pecuniária”.

Assim, o juiz determinou que o município dê à autora a posse no cargo para o qual foi aprovada em concurso e nomeada por decreto, mas indeferiu o pedido de indenização por danos morais.

A professora havia conquistado por força de decisão liminar o direito a tomar posse, no entanto, após decisão de recurso interposto no Tribunal de Justiça, a decisão foi reformada, aguardando julgamento do mérito da ação ocorrido nesta terça-feira, dia 16 de outubro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inocencia

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Homem é preso após atirar para o alto e resistir à abordagem policial em Dourados

Carmen

Homem matou namorada trans para não assumir relação, diz polícia

VÍDEO: Durante perseguição, PM apreende mais de 2 t de maconha em carros furtados

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

SC avança em restrições a criação de pit bulls; veja quais são as regras em MS

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Jogando com um Maracanã lotado, foi o Flamengo quem ditou o ritmo desde o apito inicial

Esportes

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Operário ocupa a sétima posição na tabela e tem poucas chances de classificação

Polícia

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Jovem disse que pegou duas malas com drogas em Corumbá e receberia R$ 1 mil pela entrega em SP

Política

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores)