Cotidiano / Emprego & Concurso

Concurso Aprender e Ensinar premia professores do Centro-Oeste

Estão abertas as inscrições para o 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. Neste ano, os seis vencedores ganharão uma viagem para a Tunísia, onde vão participar do Fórum Social Mundial 2013, de 23 a 28 de março. Além disso, 64 finalistas ganham um tablet […]

Arquivo Publicado em 05/10/2012, às 09h26

None
1330781875.jpg

Estão abertas as inscrições para o 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. Neste ano, os seis vencedores ganharão uma viagem para a Tunísia, onde vão participar do Fórum Social Mundial 2013, de 23 a 28 de março.


Além disso, 64 finalistas ganham um tablet e todos os inscritos uma assinatura semestral da revista. As inscrições vão até hoje (5). Esta é a terceira edição do concurso, que busca reconhecer, apoiar e disseminar o uso de tecnologias sociais na educação. O concurso é um espaço para expor boas ideias e ações simples que geram frutos e impactos positivos para a escola e a comunidade.


Para a professora Rosemeire da Silva, premiada pela região Centro-Oeste, em 2010, o “prêmio foi um reconhecimento e a viagem uma ótima oportunidade para a troca de experiências”. Rosemeire, de Ponta Porã (MS), viajou ao Senegal, em janeiro de 2011, onde participou do Fórum Social Mundial e apresentou o projeto que desenvolvia em sua escola: uma horta agroecológica.


O sistema serviu de modelo para a comunidade do entorno, a maioria de pequenos agricultores familiares. Segundo a professora Doreni Ricartes Guimarães Tasso, de Campo Grande (MS), vencedora do 1º concurso em 2008, o prêmio trouxe mais visibilidade à iniciativa desenvolvida na escola onde leciona a disciplina de Artes.


Doreni criou uma tecnologia social que valoriza as pessoas com deficiência auditiva na sociedade, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda. “Depois do concurso, os pais estão participando cada vez mais das atividades”, relata a educadora.


Concurso


Podem participar professores da Educação Básica, vinculados à rede pública, institutos federais, escolas técnicas públicas e espaços não formais de educação, como EJA e ONGs. Os 64 finalistas selecionados irão a Brasília participar de seminário sobre tecnologia social na educação, com todas as despesas pagas pelo concurso.


Serão dois de cada Estado do País e dez de institutos federais. Os finalistas ainda receberão um tablet e um troféu. No seminário, serão divulgados os vencedores (um de cada região – Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Norte e Nordeste – e um de instituto federal).


Todos os professores que se inscreverem no concurso ganham uma assinatura da revista Fórum até abril de 2013, um livro sobre o tema e passam a integrar a rede de educadores Aprender e Ensinar.


As inscrições podem ser feitas através do site: www.aprenderensinarts.com.br.

Jornal Midiamax