Bebê símbolo do ENEM faz teste do Pezinho em Sidrolândia
A jovem de 17 anos mesmo com muita dó cogitou a hipótese de não fazer o teste no bebê
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A jovem de 17 anos mesmo com muita dó cogitou a hipótese de não fazer o teste no bebê
A jovem Pamela Oliveira Lescano, de 17 anos que teve o bebê domingo (4) no banheiro da escola Estadual Catarina de Abreu em Sidrolândia, quando fazia as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu a visita da Enfermeira responsável pela região onde a jovem e seu filho reside, no PA Alambari, lote 52.
A enfermeira Vanda Célia, compareceu na residência de Pamela, para fazer o teste do Pezinho no mascote do Enem, Everton Oliveira Muniz.
O exame laboratorial, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê, esse exame é popularmente conhecido como teste do pezinho, pois a coleta do sangue é feita a partir de um furinho no calcanhar do bebê o exame é realizado quando o bebê completa 48 horas de vida, antes disso, o teste pode sofrer influência do metabolismo da mãe.
A Jovem Pamela ficou com o coração na mão, ao ver o seu filho chorar, quando a enfermeira Vanda Célia furou o calcanhar de seu bebê, mas a enfermeira Vanda explicou a mamãe Pamela que “o calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita rapidamente com um único furinho, o furo é quase indolor, mas a dor ainda é uma sensação nova para o bebê e por isso choram.” Finalizou a enfermeira do PSF Eldorado.
Mas a quarta-feira não foi apenas de tristeza para o bebê símbolo do Enem Everton Oliveira Muniz, do Hospital de Sidrolândia Dona Elmiria Silvério Barbosa, a mascote do Enem ganhou um bebê conforto e algumas roupinhas, e também Jose Pereira em nome de Greice Batista, Diretora do Jornal SidrolândiaNews que deu de presente mais de dez peças de roupas, sapatinhos, calça plástica, fraudas de tecido, babador etc.
Quanto ao fato da Jovem Pamela dizer que não sabia da gravidez, e colocar os profissionais da saúde de Sidrolândia em uma tremenda saia justa e a serem levados a receber chacotas por parte do apresentador Tatá Marques que sem saber da verdade preferiu soltar críticas aos médicos sidrolandenses, a Secretaria de Saúde Tania Rossato disse que ela não só sabia da sua gravidez, como se inscreveu no Posto de Saúde Central para os exames e acompanhamento do pré-natal.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde Tânia Rossato, Pâmela estava cadastrada no SIS-PRÉ-Natal na Unidade de Saúde Acelino Roberto Ferreira, no centro da cidade e a jovem foi atendida pelo médico José Valério Stefanello, que inclusive já havia solicitado a ela todos os exames para a realização do pré-natal.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.