Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Concurso premia alunos de três escolas estaduais com tablet, netbook e câmera digital na Capital

“E-book Tosco Em Ação”. Este é o nome do concurso que alunos das Escolas Estaduais Joaquim Murtinho, Marçal de Souza e Lino Villacha foram convidados a participar este semestre dentro do Projeto TOSCO com a PM. Nesta terça-feira (29), será apresentado o produto final, e-book, e premiada uma das escolas, a Joaquim Murtinho. O evento […]
Arquivo -

“E-book Tosco Em Ação”. Este é o nome do concurso que alunos das Escolas Estaduais Joaquim Murtinho, Marçal de Souza e Lino Villacha foram convidados a participar este semestre dentro do Projeto TOSCO com a PM. Nesta terça-feira (29), será apresentado o produto final, e-book, e premiada uma das escolas, a Joaquim Murtinho. O evento acontece as 13h30 na própria instituição, em /MS.

A participação do concurso foi de livre vontade dos alunos, em que todos receberam um caderno para escreverem relatos de vida e avaliação da obra. Em cada escola foi selecionado até cinco materiais para compor o e-book. Desses cinco, foi selecionado um de cada escola pelo corpo pedagógico da Editora Alvorada, responsável pelo concurso, para julgar os vencedores.

Os prêmio são um tablet Galaxy de 7″, um netbook Accer e uma câmera digital Sansung. A segunda escola a fazer a premiação será a Lino Villacha, já agendada para o dia sete de dezembro, as 09h30.

Premiação

Além da premiação, serão realizadas outras atividadesno Joaquim Murtinho, referentes ao encerramento do Tosco, como a apresentação de um júri popular simulado. Na peça, os personagens do “Tosco” são os réus, julgados de maneira que uma sala fará a acusação e outra a defesa.

No livro, o adolescente “Tosco” enfrenta vários problemas durante sua trajetória, como bulliyng, envolvimento com drogas, entre outros. Cresceu em um lar violento, onde a mãe e o pai eram de um perfil bastante agressivo. Os alunos irão desenvolver argumentos que comprovam a ou culpa da família protagonista.

A sala que tiver o melhor desempenho ganha ainda um ponto em todas as matérias. Segundo soldado Alex Silva, do 9º Batalhão da Polícia Militar, “esse tipo de iniciativa tem vários pontos positivos. Além de estimular o ensino e a pesquisa, exemplifica aos adolescentes o papel da lei e que suas atitudes tem consequências. Além disso estimula e auxilia na aproximação e no diálogo entre eles Polícia Militar”, disse.

Pesquisas

De acordo com uma pesquisa aplicada pela Polícia Militar com 254 alunos, 71,65% responderam ter aumentado o gosto pela leitura. Além disso, 74% disseram que sentiram melhora no comportamento, como mais respeito pelo próximo, pararam de fazer piada com os amigos, sentiram-se mais envolvido com a escola e começaram a gostar mais de ler. A pesquisa é referente ao último semestre, tempo em que o projeto entrou em vigor nas escolas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina