A Câmara Municipal de Dourados, município a 225 quilômetros de Campo Grande, abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições para concurso público que promete diminuir o percentual de cargos ocupados por pessoas contratadas sem processo seletivo.
Atualmente mais da metade dos servidores no legislativo douradense não passou por concurso, por isso a Justiça determinou a realização do processo. Ao todo são oferecidas 37 vagas para o nível fundamental, médio e superior.
O Sinjorgran – Sindicato dos Jornalistas da Região da Grande Dourados, havia protocolado ofício junto à mesa diretora da casa de leis para que a vaga oferecida para o cargo de jornalista fosse reservcada a profissional com nível superior. Porém, a vaga está sendo oferecida para profissional com nível médio.
A luta por concursos públicos que exijam o diploma em jornalismo para o exercício da profissão faz parte de ações da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e de diversos sindicatos da categoria por todo o Brasil, após o STF (Superior Tribunal Federal) derrubar a exigência do diploma para o exercício da profissão em 2009.
Para Karine Segatto, presidente do Sinjorgran, a Câmara agiu em revelia às exigências da categoria. Ela afirma ainda que o sindicato estava temeroso de que a Casa de Leis exigisse apenas o registro profissional para o concurso. “Dos males não é o maior”, afirmou.
“É difícil até mesmo fiscalizar os estágios na área. Quando tentamos fazer com que a empresa regulamente o estagiário, eles acabam forçando o acadêmico a tirar o registro profissional, uma vez que não exigem mais diploma”, admitiu Karine Segatto.