A Enersul e a Rede Energia, por meio dos seus programas sociais envolvendo educação e arte, apresentaram para professores da rede pública de ensino o projeto educativo e Concurso Cultural Energias do Mundo, realizado em parceria com a Casa Redonda Produções e co a

Associação Cidade Escola Aprendiz. A iniciativa oferece possibilidades para que professores e alunos possam estabelecer reflexões e práticas sobre o tema A História das Energias no Mundo: passado, presente e futuro, ao propor atividades alinhadas com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Leis de Diretrizes e Bases do MEC.

Assim, os estudantes podem ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e expressar-se por meio da arte. O Concurso Cultural Energias do Mundo, lançado em Campo Grande, tem como foco principal as escolas públicas de Ensino Fundamental – 4º ao 7º ano – de diversas regiões brasileiras. As inscrições estão abertas até o dia 5 de outubro de 2010. Serão aceitos trabalhos artísticos produzidos por grupos de dois a quatro alunos, que podem explorar técnicas como colagem, escultura, pintura, desenho ou qualquer outra linguagem ligada às artes visuais. Os melhores terão reconhecimento com publicação nacional e prêmios que vão de câmeras fotográficas para alunos e a notebooks para professores.

As ações envolvem, além da realização do concurso cultural, oferta de materiais educativos como o vídeo Arte e energia: uma nova abordagem, Guia do Educador, material exclusivo para os alunos e um site (www.energiasdomundo.com.br) com conteúdo de pesquisa, dicas de consumo e links com livros, filmes e sites sobre arte, meio ambiente e consumo consciente.

O projeto também inclui um ciclo de Encontros de Sensibilização de Educadores, que serão realizados com a parceria das secretarias municipais e estaduais de educação. Todo o material produzido está disponível para download no site do projeto. Também serão distribuídos gratuitamente kits com os materiais paradidáticos do projeto a professores e alunos dos estados participantes. A listagem das cidades de abrangência do concurso também está disponível no site do projeto. Mais informações pelo site www.energiasdomundo.com.br.