Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Concurso para sargento da PM será no domingo

Mais de dois mil policiais militares fazem, no próximo domingo (24), a primeira fase do processo seletivo para garantir uma das 60 vagas no Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Cabos e soldados estáveis disputam uma colocação via concurso, que inclui prova teórica, exame médico e aptidão […]
Arquivo -

Mais de dois mil policiais militares fazem, no próximo domingo (24), a primeira fase do processo seletivo para garantir uma das 60 vagas no Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Cabos e soldados estáveis disputam uma colocação via concurso, que inclui prova teórica, exame médico e aptidão física.

Ao todo foram disponibilizadas 210 vagas para o posto de 3º sargento, sendo 150 por critérios de antiguidade e tempo de serviço na PMMS e 60 por meio do concurso de habilitação intelectual. A concorrência é grande. Supera os 35 candidatos por vaga. No dia 24, 2107 pessoas fazem – nos colégios Mace e Joaquim Murtinho – teste de 100 questões, sendo 70 de português, história, geografia e atualidades brasileiras e 30 específicas de suficiência policial militar.

“A realização desses processos seletivos é mais um compromisso assumido pelo governo do Estado que está sendo cumprido com a tropa. Beneficia diretamente os policiais militares mais antigos e também aqueles que melhor se prepararem quando se privilegia o critério da intelectualidade”, disse o comandante-geral da PMMS,coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Segundo o diretor de ensino, tenente-coronel Luiz Altino, a formação de novos sargentos também refletirá em benefícios para a comunidade. “A PMMS está formando novos auxiliares para a gestão e comando do policiamento. A sociedade irá receber policiais melhores preparados e prontos para atuar em várias funções do policiamento. Além disso, a instituição estava carente de profissionais bem formados, que passaram por uma seleção rigorosa como essa. Há seis anos a PMMS não realiza esse curso de formação”, disse.

Outra vantagem apontada pelo tenente-coronel é que todos os aprovados no processo seletivo já serão policiais militares, o que reduz o tempo e melhora a qualidade da formação. “O concurso é apenas interno. Só é possível ingressar no quadro de praças pelo concurso de soldado. Essa foi uma conquista da categoria, que privilegia o profissional com a possibilidade de progressão funcional. A sociedade também ganha com isso porque o tempo de formação é menor. Seis meses são suficientes porque não é preciso ensinar o básico da profissão e sim as peculiaridades do posto que irão ocupar”, explicou o diretor de ensino.

A previsão é que os alunos do CFS comecem o curso no dia 1º de dezembro. O conteúdo programático inclui temas fundamentais para a perfeita formação do 3º sargento, que tem ocupações específicas como: comandar destacamentos, grupos ou guarnições, assessorar administrativamente, assumir função de escrivão em processos administrativos e atuar na gestão do quartel.

As aulas serão ministradas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em período integral durante a semana, somadas a atividades extras externas, após as 18h, em qualquer dia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Notícias mais lidas agora

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Polícia

Homem passa mal e morre em motel do Jardim Paulista, em Campo Grande

A vítima não apresentava sinais de violência

Transparência

Papy turbina contrato e Câmara vai pagar quase R$ 1 milhão por locação de computadores

Em meio a inquérito do MP, presidente do Legislativo dá canetada e aumenta valor pago para empresa de tecnologia

Cotidiano

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

Entenda por que mal súbito atinge até mesmo pessoas que praticam exercícios físicos

Polícia

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Família de Júlio Cesar Cerveira Filho luta por um julgamento digno