Pular para o conteúdo
Economia

Sindicato Rural de Dourados sedia reunião sobre a Rota Bioceânica 

A expectativa é que a conclusão das obras fortaleça a posição estratégica de Mato Grosso do Sul no comércio internacional
Admin -

Na manhã desta segunda-feira (5), o Sindicato Rural de Dourados promoveu um encontro que reuniu representantes de entidades empresariais, jurídicas e governamentais para discutir os avanços e impactos da Rota Bioceânica. O projeto, que conecta Porto Murtinho a Carmelo Peralta (Paraguai) e segue até os portos do Chile, promete transformar a logística regional e internacional.

Conforme o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC), as obras da Rota Bioceânica estão 60% concluídas. A rodovia PY15, com 531 km de extensão, atravessa o Chaco paraguaio e conecta Carmelo Peralta a Pozo Hondo, na fronteira com a Argentina. A construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, está em andamento com recursos da Itaipu Binacional.

O evento contou com a presença de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Câmara de Dirigentes Lojistas de Dourados (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados, Associação Celeiro do Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Dourados. O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José da Silva, destacou a relevância da rota para o setor produtivo.

Gino enfatizou que a Rota Bioceânica reduzirá em até 7 mil quilômetros a distância entre o Centro-Oeste brasileiro e mercados consumidores na Ásia, especialmente China e Japão. Além disso, facilitará a importação de insumos e equipamentos, promovendo uma maior integração comercial entre os países envolvidos.

“Ficamos muito contentes com a efetivação desta rota que foi um sonho do nosso querido Walter Guaritá Marques, que há mais de 35 anos levava empresários, políticos e jornalistas para conhecer os portos do Chile e as potencialidades que agora irão tornar realidade com esta obra binacional”, afirmou Gino Ferreira.

O Governo do Mato Grosso do Sul está investindo em infraestrutura para viabilizar a Rota Bioceânica, incluindo a pavimentação de trechos de rodovias, a construção da ponte sobre o Rio Paraguai e a reestruturação da BR-257 até Porto Murtinho. Essas ações visam melhorar a conectividade e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

O Sindicato Rural de Dourados planeja realizar novos encontros com setores produtivos para discutir o tema e contribuir na elaboração de políticas públicas que incentivem a utilização da Rota Bioceânica para a exportação da produção agropecuária regional. A expectativa é que a conclusão das obras fortaleça a posição estratégica de Mato Grosso do Sul no comércio internacional.

EXPOAGRO 2025

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fazendeiros e servidores da Agraer-MS fraudavam documentos para grilagem de terras da União, diz PF

médicos

Com 34 vagas em MS, inscrições para Mais Médicos termina nesta quinta-feira

Lula veta ‘jabuti’ que reduzia transparência de salários de juízes e do MP

Relatado por Tereza Cristina, marco do licenciamento ambiental deve ser votado neste mês no Senado

Notícias mais lidas agora

Fazendeiros e servidores da Agraer-MS fraudavam documentos para grilagem de terras da União, diz PF

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Nada decidido: duas primeiras votações desta quinta não definem novo Papa

Saúde reabre drive no sábado para ampliar vacinação de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande

Nesta quinta-feira (8), mais de 100 médicos estarão atendendo nas unidades de saúde de Campo Grande

Emprego e Concurso

De atendente a vendedor, Funsat oferta 1,7 mil vagas nesta quinta-feira

As vagas abrangem 156 funções em diferentes áreas e níveis de escolaridade

Cotidiano

Golpe: Anúncio falso oferece venda de Mounjaro na Casa da Saúde

Medicamento usado para emagrecer acabou de chegar ao Brasil e tem sido alvo de golpes

Transparência

Ainda sem liberação da Anac, Dourados segue na busca de empresas aéreas para retomar voos comerciais

Nos próximos dias a Agência Nacional de Aviação Civil deve realizar a vistoria técnica no Aeroporto Regional para homologar as operações de grande porte