Durante a abertura da 59ª Expoagro, realizada neste sábado (10) em Dourados, o presidente do Sindicato Rural do município, Gino José Ferreira, fez um discurso em defesa da segurança jurídica no campo e ressaltou o papel estratégico do agronegócio de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e internacional.
Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento para o país. “Precisamos ter tranquilidade no campo para seguir criando e plantando. Para seguir gerando empregos e renda. Para seguir gerando os impostos que mantêm toda a máquina pública em funcionamento”, afirmou.
Ele reforçou a necessidade de respeito ao direito à propriedade privada e pediu que o Poder Judiciário atue com equilíbrio e firmeza para garantir a segurança jurídica que o setor produtivo exige. “O produtor rural precisa de tranquilidade para produzir e precisa, sobretudo, de respeito ao sagrado direito da propriedade. Precisamos que o Poder Judiciário esteja pacificado para fazer o seu papel, que é justamente o de garantir a segurança jurídica que nosso país tanto busca”, afirmou durante o discurso.
O líder ruralista ainda destacou o compromisso da entidade que preside: “O Sindicato Rural de Dourados não se furta e nem se omitirá no papel de defensor do produtor. Seguiremos firmes no desafio de garantir tranquilidade para aqueles que trabalham de sol a sol para alimentar nosso povo e manter esse país de pé.”
Rota Bioceânica
Outro ponto de destaque no discurso de Gino Ferreira foi a importância da Rota Bioceânica, corredor rodoviário que deve impulsionar ainda mais o agronegócio de Mato Grosso do Sul. Gino Ferreira ressaltou que o estado terá papel de protagonista no projeto, que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico, reduzindo em até 17 dias o tempo de exportação para mercados da Ásia e Oceania.
“Graças à visão futurista do Governo do Estado, Mato Grosso do Sul está exercendo o papel de ator principal nesse projeto, que proporcionará integração entre os países latinos e impulsionará o agronegócio. É impossível falar em Rota Bioceânica sem lembrar do nosso saudoso Walter Goritá Marquês, um visionário que enxergou 35 anos atrás o que muitos só estão enxergando agora.”
O presidente lembrou ainda o pioneirismo de Marquês na articulação da rota, promovendo visitas aos portos chilenos e destacando as potencialidades logísticas da iniciativa. Para Gino, o agronegócio continuará sendo a base sólida da economia brasileira: “Fica fácil constatar que o agro é a locomotiva que move esse país, garantindo o superávit comercial que sustenta toda a economia. O produtor rural não precisa de muito para seguir alimentando o Brasil e o mundo. O produtor rural precisa do mínimo — e esse mínimo tem nome e sobrenome: segurança e respeito.”
Expoagro 2025
Com programação técnica, comercial, empresarial e de entretenimento, a Expoagro 2025 reúne expositores de diversas cadeias produtivas e se consolida como vitrine do agronegócio regional. A feira vai até o dia 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.