Seguindo o aumento consecutivo de fevereiro, o setor de serviços em Mato Grosso do Sul registrou alta de 3,3% em março, conforme o PMS (Pesquisa Mensal de Serviços). O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (14) os dados que acompanha a evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não financeiros e de seus principais segmentos.
O balanço indica que o mês supera o volume de serviços prestados no Estado durante fevereiro, de 2,3%. Na série sem ajuste sazonal, no confronto contra março de 2024, o volume de serviços registrou alta de 11,3%.
No indicador acumulado do ano, o volume de serviços mostrou
aumento de 1,0% frente a igual período de 2024. Já o acumulado dos últimos 12 meses passou de -7,6% em fevereiro para -5,4% em março de 2025.

Variação nacional
No cenário nacional, série com ajuste sazonal, foi acompanhado por três das cinco atividades de divulgação investigadas, com destaque para a expansão vinda dos transportes (1,7%), que registrou o segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,2%. Os demais avanços ficaram com os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%); e os prestados às famílias (1,5%), com ambos registrando o segundo avanço seguido e emplacando um crescimento acumulado de 1,9%, no primeiro setor; e de 1,8%, no último.
Contudo, informação e comunicação (-0,2%) apontou a única taxa negativa, após ter acumulado um ganho de 3,8% entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025. Por sua vez, os outros serviços (0,0%) ficaram estáveis, após avançarem 5,5% nos dois últimos meses.
Ainda conforme o IBGE, série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral mostrou uma variação positiva de 0,2% no trimestre encerrado em março de 2025 frente ao trimestre móvel encerrado em fevereiro. Três das cinco atividades acompanharam o resultado positivo: outros serviços (1,8%); informação e comunicação (1,0%); e profissionais, administrativos e complementares (0,3%); ao passo que os serviços prestados às famílias (-0,5%) assinalaram retração. Por sua vez, os transportes (0,0%) ficaram estáveis no mês de março.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.