Pular para o conteúdo
Economia

Exportações de pneus aos EUA terão taxas de 25% e 50%, diz associação do setor

A indústria de pneus é mais uma que reclama de ter sido atingida pela elevação a 50%
Agência Estado -
(Arquivo, Midiamax)

A indústria de pneus é mais uma que reclama de ter sido atingida pela elevação a 50% do imposto de importação pelo governo dos Estados Unidos. A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que congrega as empresas do setor, promete manter gestão junto aos governos federal, estaduais, além das federações e confederações de indústrias, para contribuir e apoiar as negociações e ações em curso.

De acordo com a entidade, os pneus agrícolas, de carga e os de motocicletas terão uma tarifa adicional que, somada à emergencial, totalizam 50% a partir de 6 de agosto. Os pneus de passeio, segundo a ANIP, permanecem com taxação de 25%. Em maio, a taxação sobre a entrada dos pneus de passeio do Brasil saltou de 10% para os atuais 25%, enquanto os pneus de aeronaves (não fabricados no Brasil) passaram a ter tarifa adicional de 10%.

No acumulado dos primeiros seis meses do ano, foram exportados para os EUA 4,22

milhões de unidades. Desse total, 1,45 milhão, ou 34% do total, tiveram como destino o mercado norte-americano. Os pneus de carga somaram 1,32 milhão de unidades, sendo que 502,8 mil, ou 38% das exportações, foram destinados aos EUA. As exportações de pneus agrícolas somaram 54,5 mil unidades no primeiro semestre. Os EUA responderam por 1% dos embarques, ou 392 unidades.

De janeiro a junho, as exportações de pneus de moto somaram 751,5 mil unidades. Os Estados Unidos foram destino de 8% das exportações, com 63,7 mil unidades.

Grande preocupação

“As tarifas de 50% e 25% impostas pelo governo norte-americano trazem grande preocupação”, diz Rodrigo Navarro, CEO da ANIP. “Trata-se de mais um desafio a ser enfrentado no contexto do setor. Desde 2020 temos convivido com o crescimento das importações, muitas vezes com valores abaixo do custo (dumping), afetando duramente a indústria no país, assim como os empregos e investimentos, e reduzindo a compra de matérias primas locais”, destaca.

“Vamos continuar com os esforços junto aos principais interlocutores, para fortalecer as iniciativas de diálogo com o governo norte-americano”, diz Navarro.

A ANIP esteve reunida com o vice-presidente Alckmin e equipe do MDIC, com os governadores de São Paulo e Bahia, além de representande de confederações e federações como CNI, Fiesp e Fieb.

Em 2024, a indústria instalada no Brasil exportou um total de 9,8 milhões de pneus, o que representou 20% do total das vendas do setor. Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações, com 3,2 milhões de unidades ou 33,2% do volume exportado. De janeiro a junho deste ano, as exportações somaram 22% das vendas da indústria, totalizando 5,5 milhões de unidades Os EUA responderam por 35,3% dos embarques, de 1,9 milhão de unidades.

De acordo com Navarro, as tarifas trazem prejuízos e afetam as empresas do setor, em especial as que investiram em linhas de produção no Brasil exclusivamente para aos EUA.

São Paulo é um dos Estados mais afetados pelas medidas tarifárias do governo americano. Em 2024, São Paulo concentrou 49,4% dos pneus produzidos para exportação, com nove fábricas. Em 2025, até junho, o índice foi de 52,7%. Depois de São Paulo, a Bahia é o segundo maior estado em exportação de pneus, com 24,3% de participação em 2024 e 21,9% em 2025, em três fábricas Outros estados que também abrigam plantas industriais com operações relevantes em exportação são , e Paraná.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso após perseguições e ameaças contra ex

Vítima procurou a delegacia para relatar os abusos

Economia

Dólar fecha em queda de 0,99%, a R$ 5,5456, em dia de payroll abaixo do esperado nos EUA

O dólar oscilou de R$ 5,6284 na máxima pela manhã

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz