O volume do setor de Serviços de Mato Grosso do Sul teve alta de 4,2% em 2023, o resultado está acima da média nacional para o período, que ficou em 2,3%. Os dados são da pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar de positivo, o resultado está bem aquém dos estados vizinhos do Centro-Oeste. Mato Grosso, por exemplo, teve o melhor resultado do país, com crescimento de 16% no volume do setor no ano passado.
Considerando apenas o mês de dezembro de 2023, comparado a novembro, o volume de serviços em Mato Grosso do Sul caiu 4,1%. Essa é a segunda maior queda do país, perdendo apenas para Tocantins, que teve queda de 6,4% no período.

A pesquisa tem o objetivo de produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não financeiros e de seus principais segmentos.

Nacionalmente, setor teve aumento

O volume de serviços no Brasil apresentou variação de 0,3% em dezembro de 2023, segundo resultado positivo consecutivo, acumulando um ganho de 1,2% nos dois últimos meses do ano e recuperando parte da perda verificada no período entre agosto e outubro (-2,1%). Já na comparação com dezembro de 2022, houve queda de 2,0%, a mais intensa desde janeiro de 2021 (-5,0%).

Mesmo assim, no acumulado de 2023, o setor fechou com alta de 2,3%, terceiro ano seguido de crescimento. Por fim, no acumulado dos últimos 12 meses, os serviços perderam fôlego, ao reduzirem a magnitude de crescimento de 3,1% em novembro para 2,3% em dezembro de 2023. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (9) pelo IBGE.    

Com o acréscimo de 0,3% no mês de dezembro, o setor de serviços está 11,7% acima do nível de pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica (dezembro de 2022).