Se você é adepto das compras internacionais de sites como Aliexpress, Shopee e Shein, melhor ficar atento: a isenção das compras de até US$ 50 (aproximadamente R$ 275, no câmbio do dia) já tem data para acabar. Isso porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (27) a lei que estabelece a taxação.

A data para a cobrança de 20% sobre o valor de US$ 50 começa no dia 1º de agosto. Ou seja: as compras feitas até o dia 31 ainda ficam isentas. Vale lembrar que, sobre compras com valores acima de US$ 50 e de até US$ 3 mil (cerca de R$ 15 mil), o imposto será de 60%, com desconto de US$ 20 sobre o tributo a pagar.

Além disso, aquelas que ultrapassem um pouco os US$ 50 terão um desconto de aproximadamente R$ 110 (US$ 20) nos tributos.

Taxação aprovada e previsão de R$ 19,3 bilhões

A taxação consta no programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que cria incentivos para a fabricação de veículos menos poluentes. A aprovação do texto na Câmara dos Deputados ocorreu no último dia 11, por 380 votos contra 26, e a sanção ocorreu durante a 3ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.

Assim, o projeto Mover prevê R$ 19,3 bilhões em incentivos, durante cinco anos, e redução de impostos para pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e produção de veículos que emitam menos gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento da terra e pelas mudanças climáticas.

Roupas femininas são as mais afetadas

Levantamento realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra que, no ranking dos produtos mais vendidos dentro dessa faixa de preço, as roupas femininas foram as mais procuradas no ano passado. Itens como calças, macacões e shorts tiveram um aumento de 407,40% nas vendas na comparação com as compras realizadas em 2022.

De maneira geral, a comercialização de produtos pela internet, que custam até US$ 50, subiu 35% no Brasil em 2023. O levantamento ainda aponta que o país que mais exporta itens pela internet para o Brasil é a China, com 51,8% dessa movimentação. A China é sede de marcas famosas entre os compradores online, como Shein, Aliexpress e Shopee.

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