Durante o trimestre encerrado em junho, a taxa de desemprego no Brasil registou recuo, ficando em 6,9%, representando recuo de um ponto percentual, em relação ao trimestre anterior, de janeiro a março, quando a taxa ficou em 7,9%.

Em comparação com o mesmo trimestre móvel de 2023 (8%), houve um recuso de 1,1 ponto percentual (8,0%). Em 2024, a taxa de 6,9% foi a menor para um trimestre encerrado em junho desde 2014 (6,9%).

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes à pesquisa da Pnad Contínua trimestral. Confira os dados abaixo:

Reprodução: IBGE

Número de pessoas dentro e fora do mercado de trabalho

Conforme a pesquisa do IBGE, a população desocupada totaliza 7,5 milhões. Já a população ocupada soma 101,8 milhões, sendo o novo recorde da série histórica iniciada em 2012.

nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi a 57,8%, crescendo nas duas comparações: 0,8 p.p. ante o trimestre móvel anterior (57,0%) e 1,2 p.p. no ano (56,6%). Este foi o maior nível de ocupação desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.