Pular para o conteúdo
Economia

MS triplica plantas aptas a exportar carne para a China e produtores esperam aumentar ganhos

A China já é o principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, mas o novo cenário deve impactar na economia estadual e também no bolso de pecuaristas
Priscilla Peres, Jennifer Ribeiro -
Primeira exportação de carne do JBS para a China (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Com seis novos frigoríficos habilitados a exportar carne bovina para a , Mato Grosso do Sul triplica o número de plantas habilitadas e amplia de 11% para 57% a capacidade de abate autorizada para exportação ao país. A China já é o principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, mas o novo cenário deve impactar na economia estadual e também no bolso de pecuaristas.

Nesta sexta-feira (12), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa do primeiro embarque da proteína animal para a China a partir do JBS de , recém-habilitado, marcando o início da ampliação da relação comercial com o país após a habilitação de 38 unidades do Brasil.

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) afirma que as novas habilitações podem gerar incremento de R$ 10 bilhões na brasileira ao logo de um ano. Secretário do Mapa, Roberto Perosa (Comércio e Relações Internacionais) destaca a participação de Mato Grosso do Sul nas novas habilitações.

“Somente no Mato Grosso do Sul haverá um acréscimo significativo no volume exportado com as novas habilitações. Antes, o estado tinha 11% de sua capacidade de abate autorizada para exportação para a China, e isso está passando para 57%. É um incremento gigantesco nas possibilidades de expansão comercial. Isso vai gerar, com certeza, vai mudar a pecuária em Mato Grosso do Sul”, destacou Perosa.

Confira as novas plantas habilitadas a exportar para a China:

  • Prima Foods S.A – Cassilândia
  • Marfrig Global Foods S.A. – Bataguassu
  • 2 unidades da JBS S/A – Campo Grande
  • Boibras Industrial e Comércio de Carnes e Sub-Produtos Ltda – São Gabriel do Oeste
  • JBS S/A –

Pecuaristas esperam melhor remuneração

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial de Mato Grosso do Sul para proteína animal. Com o aumento da participação do chamado ‘Boi China’, produtores de Mato Grosso do Sul esperam melhora na remuneração.

O secretário , da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), explica que a China compra carne de animais de até 30 meses e paga melhor por isso. “Hoje a diferença de preço chega a 15% e 20% na arroba, no preço final adicionado. A gente acredita que vai retomar um pouco esse preço em termos internacionais”.

Ele afirma que Mato Grosso do Sul pode chegar a exportação de até 25% do rebanho para a China, o que melhora a competitividade e consequentemente os preços internos no Mato Grosso do Sul.

Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões. Até o início de março de 2024, o Brasil possuía 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos.

Confiança da China no produtor de MS

Presidente da Acrissul (Associação de Produtores de MS), Guilherme Bumlai comemora as habilitações de frigoríficos de Mato Grosso do Sul exportando para a China, como resultado da confiança que o mercado internacional tem no agronegócio brasileiro.

Para Bumlai, essa confiança vem crescendo desde o mês de março, quando a China habilitou 38 frigoríficos brasileiros, sendo 6 em Mato Grosso do Sul, para exportar carnes bovina, suína e de frango para o país asiático. “O Mato Grosso do Sul só tem a ganhar com isso. O aumento das exportações mexe sensivelmente com a cadeia produtiva da carne, alterando a dinâmica do mercado de forma positiva, o que pode ser benéfico para todos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional