Mato Grosso do Sul já tem 80% da área colhida de soja e mantém estimava de produção de quase 14 milhões de toneladas

Produtores falam em quebra na safra de soja, mas estimativa de produção continua em 13,8 milhões de toneladas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Colheita de soja. (Divulgação, Aprosoja/MS)

Cerca de 80% da área plantada com soja já foi colhida em Mato Grosso do Sul e o plantio de milho já foi efetuado em 77% da área destinada ao grão nesta safra de inverno. A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS) mantém estimativa de produção de 13,818 milhões de toneladas de soja.

Os dados constam no boletim mais recente do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), da Aprosoja/MS, divulgado nesta semana. 

Até o momento foram colhidos cerca de 3,3 milhões de hectares de soja. Nessa mesma época da safra 2022/2023, a porcentagem de área colhida era 14,8 pontos menor, o que demonstra que a colheita neste ano está ocorrendo de maneira mais acelerada.

Apesar da possibilidade de quebra de safra devido à seca registrada no ano passado no estado, até o momento a estimativa de produção da oleaginosa para Mato Grosso do Sul, segundo a Aprosoja/MS, se mantém em 13,818 milhões de toneladas.

Plantio de milho

Em relação ao plantio do milho, foram semeados 1,717 milhão de hectares, o que equivale a 77% da área estimada a esse grão nesta 2ª safra.

A região norte apresenta plantio mais avançado, com média de 95% da área plantada, enquanto a região central de Mato Grosso do Sul apresenta 87,5% de média e o sul está com 71,6%. 

De acordo com o Siga MS, a porcentagem de área plantada nesta 2ª safra está 22,8 pontos percentuais superior em relação à 2ª safra 2022/2023. A expectativa de produção é de 11,485 milhões de toneladas, apontando retração de 14,25% quando comparada ao ciclo anterior.

Conteúdos relacionados