Pular para o conteúdo
Economia

IPCA-15: Enquanto inflação recua no setor da habitação, Campo Grande tem alta em serviços

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 mostra que sete produtos tiveram alta em dezembro
Karina Campos -
construção
Setor de construção (Alicce Rodrigues, Midiamax)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (26) a projeção do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Amplo 15). Os dados mostram que o único serviço ou produção com recuo em foi a habitação em dezembro, que sai de 0,56 para -0,10.

Dos nove grupos pesquisados, a Capital de registrou alta em seis itens, sendo no setor de alimentação e bebida, artigos de residência, saúde e cuidados pessoais, educação e comunicação.

Quanto ao índice geral, a cidade tem queda de cinco pontos na inflação, comparando novembro a dezembro, de 0,47 para 0,43. Segundo o IBGE, os preços foram coletados no período de 15 de dezembro a 14 de janeiro e comparados com aqueles vigentes de 14 de novembro a 14 de dezembro. O indicador refere-se às famílias com rendimento de um a 40 salários-mínimos.

ServiçoNovembroDezembro
Alimentação e bebida1,011,44
Habitação0,56-0,10
Artigos de residência0,330,61
Vestuário0,090,09
Transporte0,570,00
Saúde e cuidados pessoais0,040,10
Despesas pessoais0,430,79
Educação0,000,27
Comunicação-0,590,43
Fonte: IBGE

Cenário nacional

No grupo alimentação e bebidas (1,53%), a alimentação no domicílio subiu 2,04% em janeiro. Contribuíram para esse resultado as altas da batata-inglesa (25,95%), tomate (11,19%), arroz (5,85%), frutas (5,45%) e carnes (0,94%). A alimentação fora do domicílio (0,24%) desacelerou em relação a dezembro (0,53%). Tanto a refeição (0,32%) quanto o lanche (0,16%) tiveram variações inferiores às do mês anterior (0,46% e 0,50%, respectivamente).

Em Saúde e cuidados pessoais (0,56%), o resultado foi influenciado pelo plano de saúde (0,77%) e pelos itens de higiene pessoal (0,58%). Destacam-se as altas do desodorante (1,57%), do produto para pele (1,13%) e do perfume (0,65%).

No grupo Habitação (0,33%), o resultado da energia elétrica residencial (-0,14%) foi influenciado pela incorporação de alterações nas alíquotas de ICMS em Recife (1,56%), Fortaleza (-0,18%) e Salvador (-3,89%), a partir de 1º de janeiro, bem como pela apropriação residual do de -1,41% nas tarifas de uma das concessionárias pesquisadas em (0,32%), a partir de 22 de novembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano