Estrategicamente durante a estação mais fria do ano, quando os passeios pelas águas cristalinas não ganham destaque devido às baixas temperaturas, o Festival de Inverno coloca Bonito, a 260 quilômetros de Campo Grande, como o ponto central dos eventos culturais.

A economia regional é impulsionada, especialmente no setor de hotelaria, que já estava com reservas feitas quatro meses antes do início do evento. A expectativa é de atrair mais de 10 mil turistas. A cidade possui sete mil leitos em hotéis e pousadas.

No ano passado, o evento arrecadou mais de R$ 10 milhões, beneficiando não apenas Bonito, mas também cidades vizinhas como Jardim, Bodoquena e Miranda.

Hotelaria lotada

Alef Marcondes, gerente comercial do Marruá Hotel, relata que a ocupação está próxima dos 100%, incluindo grupos rodoviários, a equipe organizadora e clientes frequentes. O hotel possui 120 apartamentos com capacidade para 320 hóspedes.

“Muitas dessas reservas foram feitas bem antes do anúncio oficial do festival de inverno. Alguns clientes já haviam agendado suas estadias com bastante antecedência. Após o anúncio, a procura aumentou significativamente.”

A taxa de ocupação na hotelaria de Bonito chega a 100%. No Hotel da Praça, localizado em frente à Praça da Liberdade, todas as unidades estão reservadas para as datas do festival, algumas delas com agendamentos feitos até três meses antes. “A demanda não se restringe apenas aos participantes do festival, mas também ao público em geral”, disse um funcionário.

No hotel Águas de Bonito, Joeci Oliveira, do departamento de reserva, relata que, por enquanto, ainda há vagas disponíveis. São 30 apartamentos com capacidade máxima para 90 pessoas.

“(O festival) é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas no final mês de agosto em Bonito, que historicamente possui um fluxo menor de turistas. A proximidade com o aniversário de Campo Grande (26) aumenta ainda mais a possibilidade de termos uma lotação excelente desde o dia 21 que é uma quinta-feira até o começo da outra semana”.

Praça recebe eventos durante o dia todo (Divulgação)

Malha aérea

O transporte rodoviário é tradicional, mas recentemente ampliaram os voos para a cidade turística. Mais de 136 passageiros chegam diariamente por avião. Apenas duas companhias aéreas operam no aeroporto local.

Durante a alta temporada em julho, a Gol mantém cinco voos semanais entre o Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, e Bonito (BYO). Em agosto, a companhia retomará suas duas frequências habituais por semana, às terças e sábados.

Ainda assim, a Azul realiza sete voos semanais de Campinas (VCP) com o principal hub para Bonito durante a alta temporada. Em agosto, a companhia reduzirá a malha regular para quatro voos semanais. As aeronaves utilizadas são os Embraer 195-E2, com capacidade para 136 passageiros.

Renda e emprego

No ano passado, a previsão da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) era de criar aproximadamente 250 empregos temporários diretos no setor gastronômico, representando um aumento de 40%.

Sendo assim, Sylvio Trujillo, presidente da Abrasel Serra da Bodoquena, regional ligada à Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MS), acredita em maior empregabilidade diante da programação antecipada.

“A expectativa deste ano é bem maior, considerando o mês de julho que foi um mês muito bom, incrível, na verdade. O mês de voos diários que impulsionou muito o setor do turismo, comércio, bares e restaurantes. Estimo para esse próximo festival a geração de pelo menos 350 a 400 empregos indiretos e diretos temporários”.

Contudo, Sylvio acredita que a antecipação do lançamento do cronograma do festival ajudou ao turista a se programar. “Creio que a gente vai ter um aumento significativo de uns 30% sobre todas as estimativas do ano passado”.

Programação do Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Bonito 2024 já tem alguns artistas confirmados na programação: Alexandre Pires, Sandra de Sá, Olodum e Monobloco. As negociações ainda seguem com Zé Ramalho e a dupla Teodoro e Sampaio. O tradicional festival acontece entre os dias 21 e 25 de agosto.

Os nomes dos artistas foram divulgados em uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina: a WTM Latin America, em São Paulo.

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) confirmou ao Jornal Midiamax a presença dos artistas divulgados. Contudo, os contratos de Zé Ramalho e Teodoro e Sampaio ainda não foram assinados, podendo haver mudanças ainda na programação.