Pular para o conteúdo
Economia

Estimativa prevê aumento de 35% na produção de grãos na safra 24/25 de Mato Grosso do Sul

Segundo a Conab (Companhia Nacional do Abastecimento), a produtividade em MS cresceu 31%, enquanto a área plantada aumentou 3%
Osvaldo Sato -
soja
Semeadura da soja segue em ritmo acelerado (Foto: Aprosoja MS)

A segunda estimativa para a de grãos de 2024/25, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta para uma produção total de 322,53 milhões de toneladas de grãos no Brasil, com um crescimento de 8,2% em relação à safra anterior. , um dos principais estados produtores do Brasil, também deve apresentar bons resultados, com aumento significativo na área cultivada, produtividade e produção.

Em Mato Grosso do Sul, a área cultivada de grãos para a safra 2024/25 está estimada em 6.704,1 mil hectares, um aumento de 3,1% em relação à safra 2023/24, quando a área foi de 6.502,6 mil hectares. Esse crescimento está diretamente relacionado à recuperação das produtividades em algumas culturas e à expansão da área destinada ao cultivo de , milho e arroz.

A produtividade média do estado deve alcançar 4.094 kg/ha, marcando uma expressiva elevação de 31,2% comparado ao ano passado, quando foi de 3.121 kg/ha. Com isso, a produção de grãos no estado deve somar 27.449,9 mil toneladas, um aumento de 35,3% em relação aos 20.291,9 mil toneladas da safra passada.

Em Mato Grosso do Sul, o cultivo de arroz é predominantemente irrigado, e as condições climáticas têm sido favoráveis para o desenvolvimento das lavouras. Embora os volumes de chuvas na região produtora tenham sido variados, as necessidades hídricas das plantas têm sido atendidas. Atualmente, as lavouras estão em diferentes estágios fenológicos, predominando a fase V4, quando os produtores começam a inundar os quadros de arroz. A semeadura segue com bom desempenho, e as expectativas são de uma boa safra para o estado.

No caso do milho, as condições climáticas na região oeste de Mato Grosso do Sul favoreceram o início da semeadura. As chuvas que ocorreram no início do período favoreceram a emergência das plantas, mas o monitoramento constante contra plantas invasoras e insetos tem sido necessário. Na região norte do estado, no entanto, muitos produtores desistiram de plantar milho devido à baixa expectativa de rentabilidade, substituindo o cereal por soja.

A soja segue sendo a principal cultura de Mato Grosso do Sul, e a previsão é de um aumento na área cultivada de 2,6%, somando 47,36 milhões de hectares em todo o Brasil, com o estado acompanhando esse crescimento. A semeadura da soja no estado segue em ritmo acelerado, especialmente na região sul, que está mais adiantada em relação à semeadura nas demais regiões. Na região norte, as lavouras começaram a ser implantadas em meados de outubro, e o bom ritmo de semeadura deve garantir bons resultados, com a estimativa de aumento na produtividade em 9,6%.

Em Mato Grosso do Sul, a cultura do amendoim deve registrar um aumento de área plantada na safra 2024/25, impulsionado pelas boas condições climáticas e pela rentabilidade do grão, que tem atraído os produtores. A área já semeada na região centro-sul e oeste do estado é de cerca de 30%, com lavouras em bom estado de emergência e desenvolvimento. Na região norte, ainda não há lavouras emergidas, mas a tendência é de um incremento na produção.

As estimativas da Conab para Mato Grosso do Sul indicam que o estado seguirá como um dos principais responsáveis pela produção de grãos no Brasil. A expansão da área cultivada, aliada à recuperação nas produtividades, deve resultar em uma produção robusta, com um aumento significativo em relação à safra anterior. (Com informações da Conab)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina