Pular para o conteúdo
Economia

Em MS, aquisição de leite de vaca sofre queda no primeiro trimestre de 2024

Em comparação com os demais estados, Mato Grosso do Sul figura com a 17ª posição no ranking
Valesca Consolaro -
Imagem ilustrativa. ( Divulgação)

Mato Grosso do Sul registrou queda na aquisição de leite cru, na comparação entre o primeiro trimestre de 2023 e 2024. Neste ano, o Estado registrou a aquisição de 33,6 milhões de litros, equivalente a uma queda de 1,7%.

Se comparado com o trimestre imediatamente anterior, de outubro a dezembro, há queda é maior ainda, com decréscimo de 7,3%, conforme mostram os dados de Estatísticas da Produção Pecuária, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em comparação com os demais estados, Mato Grosso do Sul figura com a 17ª posição no ranking.

Apesar da queda, a indústria do leite no estado passa por uma reação após mais de um ano marcado por quedas consecutivas no que diz respeito ao preço pago ao produtor.

Produção nacional

Por outro lado, no país, foi registrado um acréscimo de 198,90 milhões de litros de leite captados, algo que ocorre em decorrência de aumentos registrados em 21 das 26 UFs participantes da Pesquisa Trimestral do Leite.

Em nível de Unidades da Federação, as variações positivas mais significativas ocorreram em: Minas Gerais (+116,11 milhões de litros), Paraná (+27,33 milhões de litros), Goiás (+24,29 milhões de litros), Rondônia (+18,81 milhões de litros), (+5,73 milhões de litros) e Sergipe (+5,63 milhões de litros).

Em compensação, os decréscimos mais relevantes ocorreram no (-41,78 milhões de litros), São Paulo (-37,05 milhões de litros) e Pernambuco (-5,96 milhões de litros).

Minas Gerais continuou liderando o ranking de aquisição de leite, com 25,3% da captação nacional, seguida por Paraná (14,5%), Santa Catarina (12,6%) e Rio Grande do Sul (11,6%).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil derrota Argentina e segue líder na Liga das Nações Masculina

Ponto de apoio para pessoas em situação de rua volta ao Parque Ayrton Senna nesta quinta-feira

Jamilson Name. (Luciana Nassar

Pessoas com autismo e Alzheimer podem ser rastreadas em MS

Comissão da Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Moraes manda Brazão esclarecer violação da regra de prisão domiciliar

Últimas Notícias

Polícia

Acusados de negarem socorro a adolescente que morreu em escola indígena são absolvidos

Adolescente morreu após sofrer parada cardíaca durante a aula em uma escola localizada em aldeia de Dourados

Mundo

Trump assina lei anti-fentanil nos EUA e reitera tarifa de 20% sobre China por tráfico da droga

Trump culpou o antigo governo dos EUA pela crise de tráfico nas fronteiras do país

Cotidiano

Bebeu água hoje? Campo Grande enfrenta baixa umidade e população tenta driblar o clima seco 

Bacias com água fresca, toalhas molhadas e beber bastante água são soluções apontadas por moradores

Transparência

TCE-MS reprova contas de Dr. Bandeira, ex-prefeito de Amambai, que fica inelegível

Ausência de repasses previdenciários é uma infração praticada pela gestão do ex-prefeito, segundo a Corte de Contas