Pular para o conteúdo
Economia

Banco Central comunica vazamento de dados de 1,5 mil participantes de pesquisa

A sondagem é realizada a cada quatro anos e seu resultado foi divulgado na quarta
Agência Brasil -
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília (Divulgação)

Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, 5, o (BC) comunicou o vazamento de dados de 1.500 pessoas que participaram da 2ª edição da pesquisa “O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento”. A sondagem é realizada a cada quatro anos e seu resultado foi divulgado na quarta-feira, 4. Ela indicou que o Pix se tornou o meio de pagamento usado com maior frequência no Brasil, superando até o dinheiro em espécie

Pelo que foi divulgado pela autoridade monetária, o erro foi da própria instituição. “Ao divulgar, em 29 de novembro de 2024, o resultado da pesquisa e os respectivos dados, o BC publicou também, acidentalmente, em virtude de um erro operacional, dados pessoais dos respondentes. A falha foi identificada pelo próprio BC no mesmo dia e a publicação imediatamente retirada da e substituída pelos dados corretos, sem qualquer informação pessoal”, informou o órgão. Segundo o BC, as pessoas que tiveram os seus dados vazados serão notificadas por meio de carta.

O BC informou que foram expostos dados como nome, endereço, número de telefone, gênero, etnia, idade, escolaridade, estado civil, nível de renda, vínculo empregatício e ainda respostas a outras perguntas. “Não foram expostos dados como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz o banco. Veja quais outras informações foram vazadas:

  • Possibilidade de acesso à internet;
  • Grau de conhecimento sobre finanças digitais;
  • Posse de conta transacional;
  • Meio no qual recebe a principal fonte de renda;
  • Hábito de uso e preferências no uso de meios de pagamento;
  • Hábito em verificar extrato da conta;
  • Facilidade em identificar pagamentos na conta;
  • Hábito em verificar fatura de cartão de crédito;
  • Facilidade em identificar pagamentos na fatura de cartão de crédito;
  • Determinantes de escolha do meio de pagamento;

-Determinantes de escolha de pagamento parcelado;

  • Avaliação sobre o Pix;
  • Hábito de uso do Pix.

Alerta sobre fraudes

O banco pede que as pessoas fiquem alertas sobre eventuais tentativas de golpes, sobretudo se receberem chamadas telefônicas suspeitas. “Salientamos que as pessoas que participaram da pesquisa tomem cuidado caso sejam abordadas por meio de ligação de telefone, que mencione seus hábitos de uso de meios de pagamento ou qualquer outro dado informado durante a entrevista. É provável que a ligação seja uma tentativa de “, informa o órgão.

A nota emitida pelo órgão não especifica o que levou ao erro que causou o vazamento de dados e afirma que foram tomadas todas as providências exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática