Pular para o conteúdo
Economia

Volume de serviços cresce 0,9% em maio e Mato Grosso do Sul segue com pior índice no acumulado anual

Mato Grosso do Sul foi o único Estado que obteve influência negativa sobre índice nacional nos últimos cinco meses
Lethycia Anjos -
movimento rodoviária
Rodoviária de Campo Grande. (Foto: Henrique Arakaki / Jornal Midiamax)

O volume de serviços no Brasil registrou um avanço de 0,9% em maio, em comparação com o mês de abril de 2023, na série com ajuste sazonal. O resultado positivo vem após um recuo de 1,5% no mês anterior. Em , o avanço foi de 2,3% entre abril e maio deste ano.

Apesar do avanço positivo no ultimo mês, no acumulado entre os meses de janeiro a maio, Mato Grosso do Sul foi o único Estado que obteve influência negativa sobre índice nacional (-0,3%).

Conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta quarta-feira (12), o setor se encontra 11,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,0% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com maio de 2022, o volume de serviços cresceu 4,7%, o que corresponde a 27ª taxa positiva consecutiva. O acumulado do ano foi de 4,8% em comparação ao mesmo período de 2022.

Nos últimos 12 meses, o acumulado foi de 6,8% em abril para 6,4% em maio de 2023, menor resultado desde agosto de 2021 (5,1%).

Transportes impulsionou resultado positivo

Entre os setores em destaque estão o de transportes, que registrou um (2,2%), e recuperou parte da queda (-4,3%) registrada em abril.

Na sequência, o setor de serviços prestados às famílias teve um avanço de 1,1%; dos outros serviços (0,6%); e de informação e comunicação (0,2%), com o primeiro alcançando um ganho acumulado de 2,2% no período abril-maio; o segundo recuperando uma parte da perda de 1,7% registrada nos dois meses anteriores; e o último assinalando um ligeiro acréscimo (0,2%) após recuar 1,1% em abril.

Por outro lado, o único setor que teve recuou foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, com retração de -1,0%, pelo segundo mês consecutivo, acumulando perda de 1,5% no período.

aerorporto
Aeroporto Internacional de . (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Alta no setor de turismo

Outro setor que obteve destaque em maio foi o de atividades turísticas, que cresceu 4,0% no mês. A atividade registrou o segundo resultado positivo consecutivo e acumula um ganho de 4,7%.

Com o avanço, o setor opera 5,6% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,9% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

O levantamento mostra que onze dos 12 locais pesquisados cresceram em maio. Entre os destaques estão São Paulo (2,8%), (3,8%), (3,3%) e Bahia (5,1%). A única retração foi do Ceará (-0,6%).

Crescimento em 24 das 27 unidades da Federação

A níveis regionais, os dados mostram que houve resultados positivos em 24 das 27 unidades da Federação em maio de 2023, frente ao mês anterior, acompanhando o resultado do Brasil (0,9%) na série com ajuste sazonal.

Entre os estados que obtiveram resultados positivos destaca-se Mato Grosso (22,5%), Rio de Janeiro (3,4%), Minas Gerais (2,6%), (2%) e Goiás (5%). A maior queda foi de São Paulo (-1,5%).

MS é o único a registrar influência negativa sobre índice nacional

Em maio, o volume de serviços registrou avanço em 23 das 27 Unidades da Federação em comparação a maio de 2022. A principal contribuição positiva ficou com o Rio de Janeiro (7,7%), seguido por Minas Gerais (9,3%) e Paraná (13,3%). Em sentido oposto, São Paulo (-0,9%) assinalou o resultado negativo mais relevante do mês.

No acumulado de janeiro a maio de 2023, frente a igual período do ano anterior, o avanço do volume de serviços no Brasil foi de 4,8%. Contudo, Mato Grosso do Sul foi o único Estado que obteve influência negativa sobre índice nacional (-0,3%).

Entre os impactos positivos em termos regionais destacam-se São Paulo (1,6%), Rio de Janeiro (6,6%), Minas Gerais (8,6%), Paraná (11,2%), Santa Catarina (10,6%) e Rio Grande do Sul (7,5%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

O prefeito de Porto Murtinho

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Últimas Notícias

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motoserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande

Cotidiano

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Resgate do animal durou cerca de 40 minutos; touro ficou bem

Transparência

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Primeiro aditivo a contrato para fornecimento de estrutura a eventos prevê aumento no quantitativo de itens