Pular para o conteúdo
Economia

Volume de serviços cresce 0,9% em maio e Mato Grosso do Sul segue com pior índice no acumulado anual

Mato Grosso do Sul foi o único Estado que obteve influência negativa sobre índice nacional nos últimos cinco meses
Lethycia Anjos -
movimento rodoviária
Rodoviária de Campo Grande. (Foto: Henrique Arakaki / Jornal Midiamax)

O volume de serviços no Brasil registrou um avanço de 0,9% em maio, em comparação com o mês de abril de 2023, na série com ajuste sazonal. O resultado positivo vem após um recuo de 1,5% no mês anterior. Em , o avanço foi de 2,3% entre abril e maio deste ano.

Apesar do avanço positivo no ultimo mês, no acumulado entre os meses de janeiro a maio, Mato Grosso do Sul foi o único Estado que obteve influência negativa sobre índice nacional (-0,3%).

Conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta quarta-feira (12), o setor se encontra 11,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,0% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com maio de 2022, o volume de serviços cresceu 4,7%, o que corresponde a 27ª taxa positiva consecutiva. O acumulado do ano foi de 4,8% em comparação ao mesmo período de 2022.

Nos últimos 12 meses, o acumulado foi de 6,8% em abril para 6,4% em maio de 2023, menor resultado desde agosto de 2021 (5,1%).

Transportes impulsionou resultado positivo

Entre os setores em destaque estão o de transportes, que registrou um (2,2%), e recuperou parte da queda (-4,3%) registrada em abril.

Na sequência, o setor de serviços prestados às famílias teve um avanço de 1,1%; dos outros serviços (0,6%); e de informação e comunicação (0,2%), com o primeiro alcançando um ganho acumulado de 2,2% no período abril-maio; o segundo recuperando uma parte da perda de 1,7% registrada nos dois meses anteriores; e o último assinalando um ligeiro acréscimo (0,2%) após recuar 1,1% em abril.

Por outro lado, o único setor que teve recuou foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, com retração de -1,0%, pelo segundo mês consecutivo, acumulando perda de 1,5% no período.

aerorporto
Aeroporto Internacional de . (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Alta no setor de turismo

Outro setor que obteve destaque em maio foi o de atividades turísticas, que cresceu 4,0% no mês. A atividade registrou o segundo resultado positivo consecutivo e acumula um ganho de 4,7%.

Com o avanço, o setor opera 5,6% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,9% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

O levantamento mostra que onze dos 12 locais pesquisados cresceram em maio. Entre os destaques estão (2,8%), Rio de Janeiro (3,8%), Minas Gerais (3,3%) e (5,1%). A única retração foi do (-0,6%).

Crescimento em 24 das 27 unidades da Federação

A níveis regionais, os dados mostram que houve resultados positivos em 24 das 27 unidades da Federação em maio de 2023, frente ao mês anterior, acompanhando o resultado do Brasil (0,9%) na série com ajuste sazonal.

Entre os estados que obtiveram resultados positivos destaca-se Mato Grosso (22,5%), Rio de Janeiro (3,4%), Minas Gerais (2,6%), Rio Grande do Sul (2%) e Goiás (5%). A maior queda foi de São Paulo (-1,5%).

MS é o único a registrar influência negativa sobre índice nacional

Em maio, o volume de serviços registrou avanço em 23 das 27 Unidades da Federação em comparação a maio de 2022. A principal contribuição positiva ficou com o Rio de Janeiro (7,7%), seguido por Minas Gerais (9,3%) e Paraná (13,3%). Em sentido oposto, São Paulo (-0,9%) assinalou o resultado negativo mais relevante do mês.

No acumulado de janeiro a maio de 2023, frente a igual período do ano anterior, o avanço do volume de serviços no Brasil foi de 4,8%. Contudo, Mato Grosso do Sul foi o único Estado que obteve influência negativa sobre índice nacional (-0,3%).

Entre os impactos positivos em termos regionais destacam-se São Paulo (1,6%), Rio de Janeiro (6,6%), Minas Gerais (8,6%), Paraná (11,2%), Santa Catarina (10,6%) e Rio Grande do Sul (7,5%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Amigos fazem vaquinha para ajudar mecânico Leonardo que sofreu grave acidente

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de marido

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

VÍDEO: tamanduá vai parar em bar na noite desta sexta em Campo Grande

Últimas Notícias

TV & Novela

Maria de Fátima se impressiona com Afonso: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 05/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (05)

TV & Novela

Jô agride Sebastian em defesa de Osmar: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 05/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (05)

TV & Novela

Ulisses descobre gravidez de Iolanda: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 05/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (05)

Brasil

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Cerca de 10% dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve parcial