Pular para o conteúdo
Economia

Venda de carros seminovos foi 9% menor em ano que os ‘velhinhos’ foram os preferidos em MS

Conforme dados da Fenauto, no comparativo dos dois últimos anos, todas as categorias tiveram queda nas vendas, sendo a mais expressiva dos comerciais pesados
Priscilla Peres -
gnv
Carros seminovos (Foto: Ilustrativa/ Henrique Arakaki/Midiamax)

O mercado de seminovos movimentou 197 mil veículos no ano passado em Mato Grosso do Sul. O volume é 9% menor que os mais de 216 mil seminovos comercializados em 2021. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).

No comparativo dos dois últimos anos, todas as categorias tiveram queda nas vendas, sendo a mais expressiva dos comerciais pesados (17,4%). Em 2022, foram vendidos 109 mil autos, sendo 8,8% a menos que os 120 mil comercializados em 2021 no Estado.

Presidente da Fenauto, Enilson Sales explica que as vendas menores não se devem ao fato de veículos novos estarem sendo mais comercializados, mas a conjuntura econômica que envolve vários fatores, como na Ucrânia, preço da mais alto, aumento dos juros de financiamentos, maior restrição ao crédito por parte dos agentes financiadores e mesmo à polarização e incerteza quanto ao resultado final das eleições presidenciais.

“Tudo isso trouxe uma instabilidade para o comércio em geral e para o nosso setor não foi diferente”, destacou o presidente ao relatar que a queda era prevista pelo setor.

Queda também na comercialização de motos. Foram 44 mil vendidas no Estado em 2022, contra 47 mil comercializadas em 2021, sendo diferença de 6,3%. Em relação aos comerciais leves, a redução é de 11,8%.

Todos os estados da região Centro-Oeste comercializaram menos seminovos em 2022, na comparação com 2021. Porém, a queda na comercialização dos seminovos em Mato Grosso do Sul foi a mais expressiva. Mato Grosso e tiveram redução de 6,9% e 7,8%, respectivamente.

Modelos velhinhos foram mais vendidos em 2022

Ainda de acordo com informações da Fenauto, os veículos considerados velhinhos foram os mais comercializados em 2022. No ano passado, o percentual comercializado dos carros com 13 anos ou mais, passou de 31%.

Além de ser o maior percentual entre os tipos comercializados no Estado em 2022, o resultado é maior que o acumulado de 2021. No ano passado, foram vendidos 62 mil carros velhinhos em MS, mais que o dobro dos 30 mil seminovos (zero a três anos).

“É natural que o consumidor se adapte às condições que vivencia. Em 2022 o consumidor procurou alternativas factíveis para poder comprar um veículo que atendesse sua necessidade e estivesse dentro do seu orçamento. Com os preços mais elevados dos zeros e dos modelos seminovos, a opção natural foi a de procurar veículos com mais idade e com faixa de preços adequada ao orçamento”, explica o presidente da Fenauto.

Entre os veículos seminovos mais vendidos em dezembro de 2022, no Estado, estão o Volkswgem Gol, Fiat Uno, Toyota Corolla, Hyundai HB20 e GM Onix.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via