Pular para o conteúdo
Economia

Setor de serviços brasileiro registra segundo mês de queda, segundo IBGE

O setor enfrenta uma perda acumulada de 1,6%, revertendo parte do ganho de 2,2% registrado entre maio e julho
Eveline Marques -
O setor de serviços profissionais, administrativos e complementares avançou no Brasil (Foto: PMSJC)

Em setembro, o volume de serviços prestados no teve uma variação negativa de -0,3%, marcando o segundo mês consecutivo de resultados desfavoráveis, conforme apontado pela PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) do IBGE divulgada nesta terça-feira (14). O setor enfrenta uma perda acumulada de 1,6%, revertendo parte do ganho de 2,2% registrado entre maio e julho.

O setor de serviços está agora 10,8% acima do nível pré-pandemia, mas 2,6% abaixo do pico histórico de dezembro de 2022. No acumulado do ano, o volume de serviços mostra um aumento de 3,4%, enquanto nos últimos 12 meses, a elevação é de 4,4%.

Rodrigo Lobo, analista da pesquisa, destaca que setembro foi o terceiro mês com menor receita no ano, sendo superado apenas por janeiro e abril. Três das cinco atividades da PMS tiveram queda, com serviços profissionais, administrativos e complementares liderando o recuo de 1,1%, influenciado por áreas como jurídicas, limpeza e engenharia.

Demais setores

Outra queda notável foi no setor de informação e comunicação, recuando 0,7% e registrando o terceiro mês consecutivo de baixa, acumulando uma perda de 1,7% de julho a setembro. O setor de transportes também teve um leve decréscimo de 0,2%, impactado pelo transporte rodoviário de carga e aéreo de passageiros.

Entre os setores com crescimento em setembro, destacam-se os serviços prestados às famílias, que avançaram 3,0%, recuperando parte da queda de agosto. Já o setor de outros serviços cresceu 0,8%, após três meses de resultados negativos.

A análise regional revela que, em setembro, 17 das 27 Unidades da Federação registraram queda nos serviços, com São Paulo liderando o impacto negativo (-1,2%). Na comparação interanual, o setor apresentou uma queda de 1,2%, interrompendo uma sequência de dois anos e meio de taxas positivas.

No cenário nacional, o transporte de passageiros e de cargas teve quedas de 1,1% e 0,2%, respectivamente, em setembro, enquanto as atividades turísticas cresceram 1,5%. O setor de serviços mostra sinais de desafios, refletindo a complexidade do cenário econômico atual.

Serviços recuam em 17 das 27 Unidades da Federação em setembro

Das 27 (Unidades da Federação), 17 assinalaram retração no volume de serviços em setembro de 2023, na comparação com o mês imediatamente anterior, acompanhando o recuo observado no resultado do Brasil (-0,3%). Entre os locais que apontaram taxas negativas nesse mês, o impacto mais importante veio de São Paulo (-1,2%), seguido por (-4,5%), (-1,6%) e Distrito Federal (-2,6%).

Em contrapartida, (1,9%), seguido por (1,9%) e Pernambuco (1,0%) exerceram as principais contribuições positivas do mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jardim

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Últimas Notícias

Cotidiano

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Cancelamentos devem a ausência às urnas nas últimas três eleições

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas fiéis participaram de celebração, Via Sacra e encenação da Paixão de Cristo

Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções

Le Blog Maria Antonia

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Prepare-se para ver Ryan Gosling em uma galáxia muito, muito distante! O astro foi confirmado no elenco de Star Wars: Starfighter, nova produção da Lucasfilm com estreia prevista para maio de 2027. O longa será dirigido por Shawn Levy, conhecido por seu trabalho em Stranger Things e Free Guy. Diferente dos filmes anteriores da saga, … Continued