Pular para o conteúdo
Economia

Quase 58% dos empresário de Campo Grande estão otimistas com crescimento do negócio em 2023

Pesquisa divulgada pela ACICG aponta que parcela é menor comparada ao ano passado
Karina Campos -
Lojas fechadas e pouco movimento no Centro de Campo Grande (Foto: Ilustrativa/Nathália Alcântara/Midiamax)

Cerca de 58% dos empresários estão otimistas com o crescimento da empresa em 2023, como aponta a divulgada nesta sexta-feira (27) pela (Associação Comercial e Industrial de ). Os dados revelam que a porcentagem de empreendedores que acreditam em um cenário promissor nos negócios é menor, comparada ao ano passado, com 77%.

O levantamento sinaliza que 31% dos empresários acreditam que haverá estagnação e quase 11% esperam por queda no volume de negócios em sua empresa. As informações foram extraídas da pesquisa Desempenho 2022 e Perspectivas para 2023 que a entidade realizou com mais de 100 empresas, entre os dias 8 e 20 de janeiro, em empresas dos setores alimentício, vestuário, acessórios, serviços, moveleiro, de comércio de eletrônicos, entre outros.

Os empresários foram questionados se haverá previsão de contratar mais trabalhadores para o quadro neste ano, mas a maioria, quase 70%, afirmou que não deve ampliar a equipe. Dentro do grupo 30% dos respondentes que pretendem ampliar o time de funcionários, pouco mais de 20% disseram que contratarão até 3 colaboradores.

Sobre a economia geral brasileira, 45% acreditam em um cenário melhor, 30% na piora e 25% em um panorama igual a 2022. Com relação aos impactos econômicos, os empresários destacaram a política tributária do país, a alta dos juros e o aumento de gastos com a máquina pública, tanto da esfera estadual como da federal, como os principais fatores que devem influenciar negativamente.

“Os empresários também pontuaram que a economia pode ser impactada pelo aumento da corrupção, recessão econômica internacional e restrição da liberdade”, revela o presidente da Associação Comercial, Renato Paniago.

Empresários faturaram em 2022?

A pesquisa também levantou com a categoria sobre o desemprenho dos negócios no ano passado. Cerca de 40% responderam que o mercado se manteve igual ao ano anterior e 33% registraram crescimento.

Cerca de 47% indicaram que o desempenho de sua empresa foi de até 5% maior em 2022; 37% responderam que seus negócios cresceram até 10%; e 16% sinalizaram alta de 20% dos resultados.

O levantamento também constatou que 27% dos empresários tiveram desempenho menor em 2022, quando comparado a 2021. Quase 40% desse grupo respondeu que a queda foi superior a 20%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano