A Receita Federal paga nesta quinta-feira (31) o 4º lote da restituição do Imposto de Renda, que vai beneficiar 88,5 mil contribuintes e injetar R$ 107 milhões na economia do Estado. Mas para quem não recebeu o dinheiro? O que fazer?

De acordo com a Receita Federal, os valores podem ser retidos para contribuintes que caíram na malha fina e tiveram divergências entre os bens e ganhos declarados e dados fornecidos por outras entidades.

Para saber se caiu na malha fina, é preciso consultar o e-CAC. O portal mostra qual a situação da declaração e indica qual informação teve divergência. Veja o passo a passo para consulta:

  • Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).
  • Faça o login e encontre a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
  • Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”.
  • Aqui é possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção. 
  • Caso a retenção esteja relacionada apenas a erros de preenchimento ou falta de informações, é necessário enviar uma declaração retificadora.
  • É possível ainda consultar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O sistema, assim como o e-CAC, apresenta onde estão as divergências. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.

Em alguns casos, o contribuinte pode receber um termo de intimação fiscal, para apresentar documentos que comprovem as informações enviadas na declaração.

A restituição ainda contará com o último lote de pagamentos, que será aberto no dia 29 de setembro. No dia 22 de setembro, os contribuintes poderão saber se estão incluídos no último lote. A consulta pode ser realizada através do site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”. Ao entrar nessa seção, é preciso clicar em “Consultar a Restituição”.