Pular para o conteúdo
Economia

Moody’s atribui rating Aaa dos EUA a ‘formidáveis’ fundamentos de crédito

Ainda que tenha revisado a perspectiva de crédito dos Estados Unidos para negativa, a Moody’s explicou que manteve o rating Aaa por conta dos “formidáveis” fundamentos de crédito no país. Segundo a agência, a maior economia do planeta dispõe de uma forte estrutura institucional e de governança, apoiada em particular por uma política monetária e … Continued
Agência Estado -
(Reprodução, Agência Brasil)

Ainda que tenha revisado a perspectiva de crédito dos para negativa, a Moody’s explicou que manteve o rating Aaa por conta dos “formidáveis” fundamentos de crédito no país. Segundo a agência, a maior economia do planeta dispõe de uma forte estrutura institucional e de governança, apoiada em particular por uma política monetária e macroeconômica efetiva.

A instituição destaca que, mesmo com ajustes no setor financeiro para um ambiente de juros mais altos por mais tempo, as autoridades têm facilitado a transição para essa nova realidade de uma maneira transparente e eficiente.

Por outro lado, a Moody’s alerta que o déficit fiscal no país deve permanecer elevado, de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) no curto prazo a cerca de 8% em 2033. Para o mesmo ano, A expectativa é de que o pagamento de juros em relação à receita suba a 26% em relação a receita e a 4,5% ante o Produto Interno Bruto (PIB). Já a dívida subirá de 96% do PIB em 2023 a 120% em 2023, afirma a empresa.

Escalada dos juros dos Treasuries põe pressão sobre acessibilidade da dívida

A Moody’s alerta que a recente escalada dos juros dos Treasuries deve colocar mais pressão sobre a acessibilidade da dívida americana. Para a agência, o país carece de um “foco institucional” para planejar a sustentabilidade da dívida pública, o que contribui para o quadro preocupante.

A instituição prevê que o rendimento da T-note de 2 anos deve atingir média de 4,5% em 2024 e 4,0% no médio prazo. Pela previsão da empresa, o Federal Reserve (Fed) deve manter os juros elevados por mais tempo.

“A Moody’s espera que o Federal Reserve cumpra finalmente o seu duplo mandato, embora através de um processo que resultará num abrandamento mais pronunciado da demanda e poderá envolver algumas bolsas de tensão no setor bancário no curto prazo”, afirma.

A nota da agência pontua também que a preocupação com a deterioração da dívida fiscal poderia ser diminuída caso a economia dos EUA enfrente uma “surpresa positiva”, o que desaceleraria a deterioração da dívida. Além disso, o papel central desempenhado pelo e pelos títulos do Tesouro americano, os Treasuries, dá maior capacidade de financiamento ao Governo americano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

VÍDEO: tamanduá vai parar em bar na noite desta sexta em Campo Grande

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Jovem até então desaparecida é encontrada em Três Lagoas

Últimas Notícias

Brasil

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Cerca de 10% dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve parcial

Mundo

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar

Cotidiano

Amigos fazem vaquinha para ajudar mecânico Leonardo que sofreu grave acidente

Sofreu um grave acidente de moto na Avenida Vitor Meirelles

Polícia

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de marido

Os policiais encontraram a autora em um bar