Pular para o conteúdo
Economia

Mesmo com 2023 promissor, venda de veículos usados registra leve queda em novembro

Setor registrou 1.207.309 transações, o que representa alta de 9,5% sobre novembro do ano passado
Fábio Oruê -
usados
Carros usados (Arquivo, Jornal Midiamax)

A venda de veículos usados teve uma queda de 1,5% se comparado a outubro, segundo levantamento da (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O setor registrou 1.207.309 transações, o que representa alta de 9,5% sobre novembro do ano passado.

“O mercado de usados tem se mostrado consistente, com evolução de transações em todos os segmentos automotivos, à exceção de caminhões, na comparação com o acumulado de 2022. No ano, são mais de 13 milhões de unidades transacionadas, podendo chegar a 15 milhões até o final deste ano”, afirma o presidente da Fenabrave, Andreta Jr. 

“Com isso, é muito provável que tenhamos alta global em usados em 2023, já que, até o momento, o mercado está 4,4% acima do mesmo período do ano passado”, completa.

Desempenho por segmento

As vendas de automóveis e comerciais leves registraram queda de 1,6% sobre o mês anterior e alta de 8,5% ante novembro de 2022. No acumulado do ano, a alta dos segmentos é de 4,8%.

Os modelos usados com até 3 anos de fabricação representaram 12,5% do total transacionado no mês. No ano, estes veículos acumulam participação de 10,3%.

O mercado de caminhões voltou a registrar retração, com queda de 2,8% sobre o mês anterior, mas alta de 9,9% sobre novembro do ano passado. No ano, o segmento acumula queda de 0,3%.

Os implementos rodoviários tiveram alta no mês (+2,2%) e um salto de 28,2% na comparação com novembro de 2022. No ano, o crescimento é de 11,2%. O segmento de ônibus teve queda frente a outubro (-5,6%). Sobre novembro de 2022, a alta é de 9,7% e, no ano, o crescimento é de 1,3%.

As motocicletas mantêm bons resultados no ano (+3,2%), mesmo com a leve retração sobre outubro (-1,2%). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o resultado foi 12,7% superior.

Top 15 dos usados mais negociados em novembro:

  • 1° – Gol
  • 2° – Palio
  • 3° – Uno
  • 4° – Onix
  • 5° – Corolla
  • 6° – Celta
  • 7° – HB20
  • 8° – FOX
  • 9° – KA
  • 10° – Fiesta
  • 11° – Corsa
  • 12° – Siena
  • 13° – Civic
  • 14° – Sandero
  • 15° – Classic

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esfaqueado que ficou gravemente ferido em Dourados é integrante do PCC, diz polícia

Tataravô dos dinossauros? Um dos mais antigos répteis gigantes do Brasil é achado

Marquinhos espera que seleção se adapte rapidamente a Ancelotti

Caminhão com 20 mil pacotes de cigarros contrabandeados é apreendido na MS-299

Notícias mais lidas agora

Relatório pago pelo Consórcio Guaicurus esconde ônibus velhos e ‘fecha olhos’ para lucro milionário

MPMS reprova 100% dos candidatos de concurso para promotor e concorrentes suspeitam de arrecadação

ambulâncias

Após denúncia, MPF quer informações sobre ambulâncias paradas em Campo Grande

Saída de MC Poze do Rodo do presídio é marcada por tumulto

Últimas Notícias

Cotidiano

Reincidente, dono de bar é condenado a pagar R$ 50 mil por poluição sonora

Condenação é devido a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público

Brasil

Resultado da primeira etapa do Revalida 2025 é publicado

Em maio, o Inep publicou o edital da segunda etapa da primeira edição de 2025 do Revalida

Polícia

Motorista bêbado bate em carros estacionados e deixa um ferido

O motorista transitava em alta velocidade quando aconteceu o aacidente

Esportes

SP Open confirma presença de Bia Haddad, Luisa Stefani e Laura Pigossi

A venda de ingressos começa este mês, sendo que a entrada será gratuita para as partidas do qualifying