Pular para o conteúdo
Economia

IBGE estima produção de 13 milhões de soja na safra atual em Mato Grosso do Sul

Em março, Mato Grosso do Sul deve produzir 8,2% dos cereais do país
Priscilla Peres -
Colheita de soja. Foto: Arquivo

Estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prevê que produza 8,2% de cereais do país. O Centro-Oeste é responsável por 48,7% da produção nacional, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (13) mostram ainda que na safra atual, a produção de de Mato Grosso do Sul deve passar de 13 milhões de toneladas e a de segunda safra deve passar de 10,8 milhões de toneladas.

A produção de cana-de-açúcar é atualmente a maior do Estado e na safra atual está estimada em 44,7 milhões de toneladas, de acordo com levantamento do IBGE.

Levantamento completa 50 anos

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola foi implantado em novembro de 1972 com o propósito de atender às demandas de usuários por informações estatísticas conjunturais mensais.

Ele permite não só o acompanhamento de cada cultura investigada, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, no ano civil de referência, como também o prognóstico da safra do ano seguinte, para o qual é realizado o levantamento nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Pedro Nessi Snizek Junior, supervisor de agropecuária de Mato Grosso, ingressou no IBGE em 2002 já lotado na área de pesquisa agropecuária, cuja supervisão assumiu em 2009. Ele conta que a cultura de soja na região foi iniciada no município de Dourado, hoje pertencente a Mato Grosso do Sul, a partir do desenvolvimento de novas variedades pela Embrapa. Isso porque os agricultores gaúchos, catarinenses e paranaenses que migraram para a região levaram variedades do Sul do país que nasciam, brotavam vagens, mas não produziam nada. A Embrapa começou a produzir novas variedades, e a soja ganhou força a partir de 1986.

“Hoje o Mato Grosso produz de 9% a 10% da soja do mundo. Se o estado fosse um país, seria o terceiro ou quarto maior produtor. Temos municípios muito representativos, como Sorriso, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Querência e Nova Ibiratã. O Mato Grosso responde por 30% da produção nacional de soja, e isso se deve ao desenvolvimento tecnológico da década de 1970, ao grande fluxo migratório nos anos 1980 e à mecanização dos anos 1990”, analisa Snizek Jr.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued