Pular para o conteúdo
Economia

Iagro confirma caso de mormo em cavalo e interdita Parque do Peão em Campo Grande

A doença pode ser transmitida a humanos pelo contato com animais infectados
Priscilla Peres -
(Foto: Divulgação Iagro)

O Parque do Peão, em , foi interditado pela Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) após identificar caso positivo para mormo em um cavalo. Além de atingir animais, a doença pode ser transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

De acordo com a Iagro, houve uma coleta inicial de amostras para envio a laboratório credenciado, a fim de realizar exames de anemia infecciosa e mormo no dia 15/05/23, com resultado positivo no teste de triagem para mormo no dia 18/05/23. Inicialmente, a localidade onde deveriam estar os animais testados era uma propriedade no município de .

No entanto, esses animais estavam alojados de forma irregular dentro de uma propriedade nas áreas de Condomínios do Parque do Peão – CLC, descobertos após um trabalho de inteligência desencadeado pela Iagro.

O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei, que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano.

Trânsito irregular de animais

Foram deslocadas equipes para a propriedade, onde se confirmaram as suspeitas de trânsito irregular e possível irregularidade nas amostras inicialmente colhidas. A equipe técnica, juntamente com a responsável técnica do local, realizou uma nova coleta de 100% dos animais contidos na referida propriedade, a fim de constatar oficialmente a presença de animais reagentes no teste de triagem para mormo.

Foram colhidos e identificados, através da resenha virtual, 15 animais, e suas amostras foram enviadas ao laboratório credenciado da Iagro (LADDAN), onde foi constatado que 1 animal era reagente positivo ao teste. Conforme previsto pela Instrução Normativa MAPA nº 06/18, a amostra suspeita foi enviada ao Laboratório Federal (LFDA) em Pernambuco para ser submetida à contraprova pelo teste de Western Blotting, que retornou com resultado POSITIVO no dia 02/06/23.

Após a confirmação por dois exames, conforme previsto na legislação federal, passou-se a tratar o caso não mais como investigação, mas como foco de doença. Conforme estabelecido pela Instrução Normativa nº 06/18, em casos confirmados de mormo, deve-se determinar uma Unidade Epidemiológica para realização de procedimentos de saneamento do foco. Essa Unidade Epidemiológica compreende toda a estrutura do Parque do Peão, pois os animais alojados no local convivem e dividem as mesmas estruturas para treino e participação nos eventos internos.

Animal infectado deve ser sacrificado

Todas as Inscrições Estaduais e Sanitárias que fazem parte do Parque CLC estão interditadas para investigação e saneamento. A normativa prevê o sacrifício do animal positivo e o saneamento do restante dos animais com duas colheitas negativas consecutivas, em um intervalo de 21 a 30 dias. A Iagro segue as diretrizes estabelecidas por normativas do Ministério da Agricultura e Pecuária, atendendo a todo momento o que a legislação sanitária propõe.

Assim sendo, será encaminhada notificação à Secretaria de Saúde para as demais providências em relação à saúde humana. Vale lembrar que, enquanto o foco da doença não for encerrado, o local não poderá receber eventos de aglomeração de animais, permanecendo interditado para a movimentação desses animais, tanto de entrada quanto de saída do local, conforme a IN nº 06/2018.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Últimas Notícias

Polícia

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Carnes e outros alimentos não perecíveis seriam levadas para o Paraguai

Cotidiano

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Abertura de salas no interior de MS ainda não tem previsão, conforme a Aena

Polícia

Defesa nega agressão a jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Defesa diz que não houve tentativa de feminicídio, como a jovem relatou anteriormente ao Jornal Midiamax

Polícia

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Devido ao impacto, a vítima precisou ser transferida para a Santa Casa de Campo Grande