Pular para o conteúdo
Economia

FMI eleva projeção de crescimento do Brasil de 2,1% para 3,1% este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira, 10, nova elevação da perspectiva de crescimento do Brasil neste ano, que deve avançar 3,1% – ante 2,1% pela estimativa anterior, divulgada em julho. Se o organismo estiver certo, o primeiro ano da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será melhor do que o último … Continued
Agência Estado -
(Foto: Ilustrativa / Freepik)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira, 10, nova elevação da perspectiva de crescimento do neste ano, que deve avançar 3,1% – ante 2,1% pela estimativa anterior, divulgada em julho. Se o organismo estiver certo, o primeiro ano da gestão do presidente Luiz Inácio da Silva será melhor do que o último do governo de Jair Bolsonaro. Em 2022, o País cresceu 2,9%.

“A revisão em alta para 2023 desde julho reflete um crescimento mais forte do que o esperado no Brasil, impulsionado pela agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023”, justificou o FMI, acrescentando que “o consumo também permaneceu forte, apoiado por medidas de estímulo fiscal”.

O FMI também melhorou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2024, mas, ainda assim, vê a economia crescendo menos do que neste ano. O Fundo espera que o PIB apresente avanço de 1,5%, ante a previsão anterior de 1,2%. As novas projeções constam do relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado ontem, às vésperas da reunião anual do Fundo, que acontecerá em Marrakesh (Marrocos).

Inflação

O cenário desenhado pelo FMI coloca o Brasil em ritmo superior ao do crescimento esperado para a economia global neste ano, de 3%, mas abaixo do previsto para o conjunto de países emergentes e em desenvolvimento, de 4%. Economias como China, e México devem crescer em ritmo superior ao do Brasil na visão do Fundo. No longo prazo, porém, o País deve seguir crescendo de forma tímida. O Fundo prevê alta de 2% do PIB nacional em 2028.

O FMI projeta queda da inflação no Brasil em 2023, ficando em 4,7%, ante 9,3% em 2022. E também no próximo ano, em 4,5%. “A recente decisão do Brasil de adotar uma meta contínua (em vez de ano-calendário) de inflação de 3% a partir de 2025 é um exemplo concreto de uma melhoria na eficácia operacional e na estratégia de comunicação, ajudando a reduzir a incerteza e a aumentar a eficácia da política monetária”, diz o FMI, no relatório.

Durante fórum voltado a mercados emergentes, ontem em Marrakesh, o presidente do (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o Brasil está se saindo bem no que chamou de transição das políticas monetária e fiscal. “O Brasil está indo bem nessa transição, teve boas revisões de crescimento, o novo arcabouço fiscal aprovado.”

‘Perturbação’

Segundo ele, se os gastos públicos não forem monitorados com cuidado nesse processo de desinflação os mercados podem sofrer disrupções antes mesmo de a batalha contra a inflação ser concluída. “Os governos precisam começar a endereçar os aspectos fiscais. Nós estamos supercoordenados na política monetária, mas não na fiscal.”

Essa falta de coordenação, observou, começa a afetar as economias avançadas. “Se isso não for resolvido, podemos ter uma perturbação nos mercados antes mesmo de o processo de desinflação ser concluído”, disse, lembrando que os elevados montantes de dívidas nas economias avançadas já estão cobrando o seu preço nos mercados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

VÍDEO: tamanduá vai parar em bar na noite desta sexta em Campo Grande

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Jovem até então desaparecida é encontrada em Três Lagoas

Últimas Notícias

Brasil

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Cerca de 10% dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve parcial

Mundo

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar

Cotidiano

Amigos fazem vaquinha para ajudar mecânico Leonardo que sofreu grave acidente

Sofreu um grave acidente de moto na Avenida Vitor Meirelles

Polícia

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de marido

Os policiais encontraram a autora em um bar