Pular para o conteúdo
Economia

Com abertura de 779 empresas em setembro, MS acumula 7,8 mil novos cnpj em 2023

Já no acumulado do ano foram abertos 5.604 estabelecimentos em serviços
Priscilla Peres -
Fachada da Jucems, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Entre janeiro e setembro, abriu 7.838 novas empresas, das quais, 779 foram constituídas no mês de setembro. Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems).

O levantamento apontou que no mês passado, o maior montante de empresas foi no setor de serviços com 547 , seguido de comércio com 203, e indústria com 29 estabelecimentos. Entre os municípios liderou abertura de firmas com 349, seguida pelas cidades de Dourados, e Naviraí.

Já no acumulado do ano foram 5.604 estabelecimentos em serviços, 1.935 no comércio e 299 na indústria. Já o total de fechamentos ficou em 364 em setembro.

Na avaliação do presidente da Jucems, Nivaldo Domingos o resultado de setembro foi um pouco inferior a agosto que teve mais de 900 empresas abertas. “Neste caso temos que considerar dois fatores. Primeiro nós tivemos feriado prolongado de quatro dias. Toda vez que isso ocorre existe uma queda no índice de abertura. O outro ponto normal é que o ápice de abertura de empresas ocorre em meados do ano. Por isso até dezembro a tendência é que ele recue, dê uma estabilidade. Um fato atípico neste ano foi o volume de movimentação em janeiro que reagiu muito rápido com o crescimento de janeiro, março então foi alguma coisa diferenciada para gente”, explicou.

Domingos lembrou ainda que a abertura sobe em meados do ano e a tendência na época de dezembro é uma redução. “Vem férias, muitos escritórios de contabilidade fecham, os empresários já passam a onda de Natal, então ninguém tá abrindo nada”, salientou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada