Campo Grande ocupa 9ª posição entre as melhores capitais para se abrir um negócio
Capital de MS fica à frente de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro
Clayton Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foi ainda nos anos 90 que a microempreendedora Vera Rossatte, de 54 anos, teve a sacada que mais tarde se tornaria a principal fonte de renda. Costureira, passou a comprar linha e zíper em quantidade maior do que usava, tudo para não ter que sair de casa sempre que precisasse dos materiais. Da situação corriqueira, criada para fugir das frequentes idas e vindas ao Centro de Campo Grande, a trabalhadora viu despontar os primeiros passos rumo ao próprio negócio.
“Outras costureiras do bairro me viam no ônibus trazendo os produtos, com o tempo, começaram a bater na minha porta pedindo para comprar. Elas também não queriam ter que sair do bairro e ir até o Centro”, lembra.
Analisando a demanda das companheiras de profissão, somada à vantagem de conseguir fornecer os materiais que procuravam, Vera decidiu unir o útil ao agradável e viu brotar o primeiro pensamento empreendedor. “Eu comprava acima de 10 itens e ganhava desconto de atacado na loja. Como as outras costureiras vinham com frequência atrás de uma coisa ou outra, surgiu a ideia de pegar para revender”, explica.
A coisa deu tão certo que a trabalhadora passou a comercializar todo tipo de aviamento, com o passar do tempo, o que começou por um acaso foi elevado a um patamar 100% profissional. Na incubadora do Bairro Zé Pereira, onde mora até hoje, Vera fez cursos que a ajudaram a entender e formatar seu negócio.
Registro de MEI
Depois de muito estudo e anos colocando em prática o que aprendeu, em 1998 veio o registro de MEI (Microempreendedor Individual): nascia oficialmente a loja Vera Aviamentos e Cosméticos do Bairro Zé Pereira, inclusive, com catálogo de ofertas ampliado para incluir variados tipos de produtos para higiene e cuidado do corpo.
“Comecei tudo na sala da minha casa e com o tempo a coisa foi ampliando. Em abril de 2019, eu já tinha bastante mercadoria e surgiu a possibilidade de abrir um ponto na avenida principal do bairro”, comenta.
Competitividade em Campo Grande
Com mais de 20 anos de história e atuante no mercado, a microempresária Vera Rossatte retrata a realidade do empreendedorismo em Campo Grande, que tem apresentado bons resultados nacionais.
De acordo com balanço que avalia a concorrência dos municípios brasileiros, a Capital de Mato Grosso do Sul é a nona do País com melhores condições para quem quer ser dono do próprio negócio. A análise, feita pelo Ministério da Economia, considerou contextos aplicados na cidade para abertura e manutenção de estabelecimentos econômicos durante o ano de 2022.
Com 64,62 pontos, em uma escala que varia de 0 a 100, Campo Grande fica atrás apenas de Brasília (79,40), Fortaleza (64,88), Recife (74,22), Salvador (70,34), Manaus (78,94), Curitiba (78,98), Florianópolis (73,23) e Porto Alegre (74,87). No ranking da região Centro-Oeste, Cuiabá tem 46,54 pontos e Goiânia, 45,51.
No relatório apresentado, o Ministério da Economia pontuou que avaliou, entre outros pontos, as “diferentes estruturas organizacionais locais, com suas particularidades e desafios, que influenciam na efetiva implantação das medidas de simplificação pactuadas em nível federal”.
Por fim, considerou que “um bom ambiente de negócios é aquele que permite a abertura de empresas de forma simples, ágil e de maneira eletrônica, confiando no empreendedor e o desonerando do tempo e custo causados pelos procedimentos demasiadamente burocráticos”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Vai viajar pela BR-163? Confira os trechos interditados nesta sexta-feira
As interdições ocorrem para a realização de obras e serviços de melhoria da pista
Mais de 6 mil cartinhas já foram ‘adotadas’ na Campanha Natal dos Correios em MS
Números deste ano devem superar as expectativas de 2023, quando quase 10 mil ‘padrinhos’ adotaram as cartinhas
Ministério do Desenvolvimento entrega vans para oito municípios de MS; confira quais
Entrega aconteceu na sede da Assomasul com a presença de autoridades estaduais e federais
Pressão para aumentar tarifa estaria por trás de greve dos ônibus, denunciam funcionários
Presidente do Sindicato nega e diz que paralisação é ferramenta para pressionar reajuste salarial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.