Pular para o conteúdo
Economia

Acima dos 120 mil pontos, Ibovespa sobe 1,46% e avança 3,27% no mês de julho

À frente de Nova York na última sessão do mês, onde os três principais índices flutuaram em torno da estabilidade e fecharam em leve viés positivo, o Ibovespa chegou a retomar os 122 mil pontos no intradia, sem conseguir sustentar a marca no fechamento. Ainda assim, acumulou ganho de 3,27% em julho, após avanço de … Continued
Agência Estado -
bolsa ibovespa (1)
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução)

À frente de na última sessão do mês, onde os três principais índices flutuaram em torno da estabilidade e fecharam em leve viés positivo, o Ibovespa chegou a retomar os 122 mil pontos no intradia, sem conseguir sustentar a marca no fechamento. Ainda assim, acumulou ganho de 3,27% em julho, após avanço de 9% no mês anterior. Hoje, oscilou dos 120.187,87 aos 122.148,81 pontos, e encerrou a segunda-feira em alta de 1,46%, aos 121.942,98 pontos, com giro a R$ 21,9 bilhões nesta abertura de semana. No ano, o Ibovespa ganha 11,13%.

Na moeda americana, o Ibovespa fechou julho de 2022 a 19.937,90 pontos. Em 2023, em dólar, após ter chegado ao final do primeiro trimestre aos 20.100.65 pontos, o Ibovespa foi a 21.355,22 pontos no fechamento de maio e, no fim de junho, chegou aos 24 654,87 pontos, refletindo não apenas o avanço nominal do índice da B3 no mês, de 9%, mas também a apreciação do real frente ao dólar. Agora, com o dólar em queda de 1,25% ante o real em julho, e ganho pouco acima de 3% para o Ibovespa, o índice da B3, na moeda americana, subiu a 25.783,48 pontos.

Na agenda da semana, além da decisão do Copom sobre a Selic na quarta-feira – com avanço das apostas de que pode vir um corte de meio ponto porcentual já nesta reunião -, destaque para a Câmara, que retoma os trabalhos nesta terça-feira, 1º, após duas semanas de recesso, em meio às negociações para o embarque do Centrão no governo e com foco nas prioridades do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A agenda econômica que concentrará as atenções dos deputados inclui a análise das mudanças feitas pelo Senado no novo arcabouço fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem.

“O que a gente viu na ata da última reunião do Copom, todos os itens que foram colocados como condicionantes para que se comece a baixar os juros foram atendidos, basicamente, ao longo desse ano. O IPCA-15 veio negativo duas vezes, o que mostra uma inflexão, já, na inflação”, diz Piter Carvalho, economista-chefe da Valor Investimentos, mencionando avanço, ainda que parcial, de reformas no Congresso e também do arcabouço fiscal, o que contribui para maior previsibilidade.

Nesta segunda-feira, o dia foi de retomada bem distribuída pelas ações de maior peso no Ibovespa, com destaque para a forte recuperação em (ON +5,26%, PN +4,54%), após a definição na última sexta-feira de alteração na política de dividendos da empresa – no mês, a ON acumulou ganho de 5,17% e a PN, de 5,35%. Vale ON subiu hoje 2,26% e, em julho, acumulou recuperação de 7,69%, ainda cedendo 20,48% no ano.

Na ponta do índice nesta abertura de semana, Carrefour (+8,29%), Dexco (+6,76%) e BRF (+6,20%). No lado oposto, Hypera (-1,68%), CVC (-1,65%) e Rede D’Or (-1,10%).

Na agenda externa, o bom desempenho das ações de commodities na sessão (IMAT +2,48%) foi inspirado por pequena recuperação do PMI industrial da em julho, mas ainda em terreno de contração, a 49,3, após leitura a 49,0 no mês anterior – de um mês para o outro, houve avanço na rubrica referente a novas encomendas, o que sinaliza uma melhora, ainda que marginal, na demanda doméstica chinesa, observa em nota a Monte Bravo Investimentos. “As expectativas dos empresários do setor subiram pela primeira vez, após cinco meses de queda, e também indicam mais confiança na economia”, acrescenta a casa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Mudança no Código Eleitoral reduz participação feminina, diz Oxfam

Líder do PL na Câmara diz que ‘pessoalmente’ é contra a cassação de Glauber Braga

Três mulheres são presas com cocaína e maconha que seriam levadas a São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Classificados dentro do número de vagas nos editais

Economia

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

O incêndio pode ter sido criminoso

Polícia

Familiares procuram por Erick, desaparecido há 30 dias

Foi visto na cidade de Anastácio