Pular para o conteúdo
Economia

Vendas devem crescer até 3%, embasadas em bens de pequeno valor, diz ACSP

A taxa de inflação, um mal que corrói a renda do consumidor
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

Covid, câmbio, inflação e juros altos. Uma combinação ruim de variáveis que deve permitir que as vendas em 2022 cresçam no máximo de 2% a 3%, disse nesta sexta-feira, 4, ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) o economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo.

A taxa de inflação, um mal que corrói a renda do consumidor, segundo a expectativa mediana do mercado no Relatório do (BC), caminha para encerrar o ano em 5,38%, bem acima do centro da meta mesmo com Comitê de Política Monetária (Copom) já tendo elevado em 8,75 pontos porcentuais a Selic, de seu piso de 2% até os atuais 10,75% ao ano.

O câmbio, a se basear pelo Focus, é outra variável que deve continuar assombrando em 2022 para fechar o exercício com o dólar cotado a R$ 5,60. E como o dólar, segundo jargão do mercado é “inflação na veia”, as perspectivas para o varejo não têm mesmo como ser animadoras. Para combater esta inflação, o BC já sinalizou que a taxa básica de juros poderá chegar aos 12% antes de cair para 11,75%.

“O problema é que a taxa de juro, quando elevada, encarece o crédito e encurta os prazos. Com isso, as vendas, se crescerem mesmo de 2% a 3%, serão embasadas sobre preços de produtos de pequenos valores”, lamentou o economista da ACSP.

Para Solimeo, o quadro não é bom porque as vendas este ano devem crescer abaixo de um movimento que cresceu 12% na comparação de 2021 em relação a 2020, mas que foram quase zero na comparação com 2019 e ainda assim concentradas em apenas eletroeletrônicos

O economista disse ainda que o pouco de esperança do setor está na possibilidade de que em março a pandemia se torne uma endemia já que outra variável preponderante para uma boa movimentação do comércio, a geração de empregos, até tem reagido mas com abertura de que oferecem baixos salários.

“Hoje estamos dependendo da renda dos trabalhadores por conta própria, que também têm um baixo nível salarial”, afirmou Solimeo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)