Pular para o conteúdo
Economia

Sobra dinheiro depois dos boletos? Especialista dá dicas para começar o ano com contas no azul

2022 não foi financeiramente fácil para o brasileiro. Tudo ficou mais caro este ano, dos alimentos à gasolina. Confira dicas para melhorar suas finanças
Priscilla Peres, Ranziel Oliveira -
(Foto: Nathalia Alcantara/Midiamax)

Pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) realizada este ano, mostrou que um em cada quatro brasileiros não conseguia pagar todas as contas do mês. Nesse cenário, 69% da população diz não conseguir guardar dinheiro, por não sobrar recurso no fim do mês.

O ano de 2022 não foi financeiramente fácil para o brasileiro. Alta no preço dos alimentos, dos combustíveis, inflação em crescimento e como consequência, custo de vida mais caro. Em o cenário financeiro não é diferente, onde, 60,9% dizem estar endividados, sendo 16,2% muito endividados.

O que as pessoas dizem sobre as finanças

José Ferreira, 54, é empresário e diz que geralmente aproveita o fomento das vendas de para fazer uma reserva e pagar as contas do começo do próximo ano. “Para conseguir cumprir com as obrigações, como IPVA, IPTU. Sempre tento pagar a vista pra ficar mais barato. E se sobrar eu compro alguma coisa para consumo próprio”.

Ele admite que poucas vezes sobra dinheiro para reserva, mesmo sabendo da importância dela. “Mas é sempre bom ter uma reserva, de crédito ou em dinheiro”, diz.

A atendente Larissa da Silva Mendes, 21, diz que tentou se planejar durante todo o ano, mas tem muitas contas para pagar. “Fim de ano a família se junta e gasta muito. Chega janeiro e é só o dinheiro das contas mesmo”.

Para o operador de máquina Gabriel Franco, 22, a vida é um verdadeiro só se vive uma vez. “Eu gasto tudo, eu meto o louco. Gasto com peças, pneus, deixo a moto zera para o rolê”, diz ele sobre as contas do mês.

Mas para Patricia dos Santos Lima, 32, é o contrário, a vida é planejamento. “Estou em dois empregos porque quero comprar uma moto. Desde outubro me programando e quero pegar ela em março, para isso estou guardando um dos salários. Também estou parando com as baladas e as bebidas”, diz ela. 

Fala Povo

Dicas de quem entende do assunto

Há poucos dias de iniciar um novo ano, especialista em finanças pessoais e doutor em economia, o professor Mateus Abrita dá dicas sobre como equilibrar as contas. Para ele, o ponto fundamental é pôr as contas no papel, ou em um aplicativo, o que chama orçamento doméstico. 

Com os boletos a pagar detalhados, é hora de priorizar gastos e cortar supérfluos. Na prática é pagar o que tem que ser pago e deixar de fazer novas dívidas. Com as finanças mais equilibradas, é necessário começar a pensar na reserva de emergência, retirando parte do salário e guardando. 

Ele dá a dica. “Poupe e invista em torno de 10 a 30% da sua renda.  Use o crédito com sabedoria, ele pode ser seu aliado ou se tornar uma bola de neve. Evite as modalidades com taxas muito altas, como rotativo do cartão e cheque especial; Caso esteja no vermelho, busque trocar dívidas com juros altos por baixos”, diz o especialista.

Para manter as finanças no azul, a rotina precisa de ajustes. Entre as mudanças, faça sempre lista de compras,inclusive no supermercado, assim você minimiza tentações. Evite sempre as compras por impulso e pesquise preços e produtos similares.

Vai comprar à vista? Aproveite para barganhar e pedir descontos. Além disso, Mateus alerta para cuidado com propostas milagrosas de superinvestimentos e com vícios, como bebida, jogos e cigarro, que podem consumir boa parte da sua renda. “Encontre prazer das pequenas coisas, geralmente não é necessário grandes extravagâncias para ter momentos de alegria e bem viver”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Últimas Notícias

Loterias

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

As dezenas sorteadas nesta quinta-feira foram: 14 – 24 – 36 – 44 – 46 – 54

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância