Saiba como usar o valor do FGTS para realizar o sonho da casa própria
Cada modalidade tem regramentos para usar a retirada dos valores da conta
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), além de ser sacado também pode ser usado pelo servidor para a compra da casa própria. O governo federal tem uma modalidade de saque que permite ao trabalhador ter acesso ao valor da conta do FGTS para aquisição de uma moradia.
Conforme o governo, é possível usar a quantia para amortização, liquidação e também pagamento de parcela de financiamento de imóvel. Dentre as regras do programa, o trabalhador pode adquirir um imóvel novo ou usado, ou ainda, uma casa pertencente à União em regime ocupação/regularização fundiária.
Já o trabalhador deve contar com o mínimo de três anos, considerando todos os períodos de trabalho — consecutivos ou não — sob o regime do FGTS, não ser titular de financiamento imobiliário ativo, não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, cessionário, usufrutuário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção no mesmo município.
Imóvel
O valor de avaliação da casa ou apartamento não pode ultrapassar o valor limite de R$ 1.500.000. Além disso, o valor do FGTS a ser utilizado na aquisição, somado ao valor do financiamento, se houver, está limitado ao menor dos dois valores, o de compra e venda ou o de avaliação do imóvel.
O local da casa deve ser no mesmo município onde a pessoa trabalhe ou onde ele comprove a sua residência há mais de um ano. Em caso de uso de FGTS para nova aquisição de imóvel construído com recursos da conta do trabalhador, o interstício de 3 anos deve ser contado a partir da data do registro do contrato/escritura no Cartório de Registro de Imóveis.
Amortização, Liquidação e Pagamento de Parcelas
Para utilização do saldo com o fundo na amortização ou liquidação do valor devido de financiamento o tempo mínimo é de dois anos, contados a partir da data da última amortização/liquidação procedida pelo mesmo trabalhador. As informações de processo para amortização e liquidação de saldo devedor vão depender da instituição que esteja operando o Contrato de Financiamento Habitacional, por isso, a orientação é entrar em contato com o banco detentor do contrato de habitação para saber os detalhes.
Também é permitido o uso do FGTS para pagamento de parte das prestações decorrentes de financiamento de até 80% do montante da prestação e por prazo, mínimo, de 12 meses e só pode efetuar nova utilização para o mesmo fim após o término da operação anterior.
O saque da conta do FGTS se daria em parcela única e o valor debitado será utilizado em 12 parcelas mensais, exceto nos casos em que o prazo remanescente do contrato seja inferior àquele número de parcelas, quando prevalecerá o período faltante.
Entretanto, também é possível o uso do fundo para adquirir um imóvel por meio de um consórcio imobiliário, aquisição de terreno e lotes. Essas e outras formas de uso do valor na moradia própria pode ser conferida neste link.
Notícias mais lidas agora
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
Últimas Notícias
Estudantes cadastrados no Pé-de-Meia começam a receber nova parcela de R$ 200 na segunda-feira
O pagamento, que vai até 2 de dezembro, ocorre de forma escalonada, conforme mês de nascimento do estudante
Inscrições para processo de estágio e residência no MPMS encerram na próxima semana
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fapec
Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Idoso sofreu vários ferimentos no braço
Putin ordena produção em série de míssil hipersônico Oreshnik, testado na guerra na Ucrânia
Ele descreveu o uso na Ucrânia como bem-sucedido e disse que a nova arma mostra a superioridade militar da Rússia no conflito
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.