Pular para o conteúdo
Economia

Confira onde fazer recadastramento do CadÚnico em Campo Grande para receber o Auxílio de R$ 600

Beneficiário do Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) deve fazer o recadastramento
Mariane Chianezi -
Convocados irão trabalhar com o CadÚnico. (Foto: Reprodução)

Os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) pode realizar o recadastramento em 25 unidades da SAS (Secretaria de Assistência Social) em . Quem é beneficiário de programas sociais do , como do (PAB), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) deve fazer o recadastramento.

Os usuários podem procurar os 21 Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), os 6 CC (Centro de Convivência), a sede da SAS (localizada na Rua dos Barbosas, 321, Vila ), ou a sede da Sejuv (localizada no Shopping Marrakech, Rua 25 de Dezembro, 924 – 3º andar, Centro) para fazer o recadastramento.

O recadastramento do Cadastro Único é necessário para todos os beneficiários de programas sociais do governo federal. Para fazer o recadastramento, o responsável familiar deve ir até uma das unidades de posse de todos os documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento/Casamento e Conta de luz) e fazer o recadastramento.

Prazo de Recadastramento

Nos últimos dois anos – devido ao período crítico da pandemia – muitas famílias deixaram de atualizar ou não informaram se tem alguma renda proveniente de trabalho, entre outros, para ter direito aos programas. Agora o Governo Federal está averiguando os dados para conceder os benefícios.

Para refazer o cadastramento, os grupos foram divididos em dois:

  1. Revisão Cadastral – é o procedimento que tem como objetivo solicitar a atualização dos registros do Cadastro Único pelas famílias identificadas que estão há mais de dois anos sem nenhuma alteração.
  2. Averiguação Cadastral – consiste na verificação das informações registradas no Cadastro Único a partir de dados de outros registros administrativos do Governo Federal. A comparação dessas informações permite identificar inconsistências, que deverão ser tratadas por meio da atualização cadastral.

As famílias da Averiguação podem ter bloqueios no PAB até agosto/2022, podendo ter os benefícios do PAB e da TSEE cancelados a partir de setembro/22. Já as famílias em revisão cadastral começam a ter benefícios do PAB bloqueados em novembro e dezembro/22, podendo ter os benefícios do PAB e da TSEE cancelados a partir de dezembro/22.

Desta forma, as famílias que se encontram em algumas das duas situações devem atualizar o cadastro para não ter repercussões nos benefícios.

“Não perca seu benefício”

Desde agosto do ano passado, a SAS tem traçado estratégias de orientação e atualização cadastral das famílias, como por exemplo a campanha “Não perca seu benefício” lançada em outubro de 2021 em parceria com a Semed e Agetec. A campanha convocou, a partir de cartas, divulgação em TV, rádio, entre outros meios de comunicação, as famílias para atualizarem os cadastros e evitarem o bloqueio ou dos benefícios. Atualmente a SAS realiza em média 7.000 atendimentos (atualização/inclusão) por mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Moradora brinca com gelo formado durante geada em Ribas do Rio do Pardo

transito

‘Valentia’ no trânsito de MS está ligada a jovens sem experiência, indica especialista

bruno pai

Em família: conheça filhos que seguem os passos dos pais no esporte

VÍDEO: Filho de Diogo Nogueira canta com pai no Altas Horas em rara aparição

Notícias mais lidas agora

Justiça julga neste mês multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

pai paternidade

Existe jeito certo de ‘ser pai’? Sul-mato-grossenses relatam como encaram desafios da paternidade

piscina

Bebê de um ano morre afogada após cair em piscina em Dourados

Declaração de pobreza: saiba quem tem direito a isenções em processos na Justiça

Últimas Notícias

Cotidiano

Durante madrugada gelada, Rio Brilhante registra temperatura abaixo de 0°C

Termômetros marcaram mínima de -0,3°C

Famosos

Filha de Arthur Aguiar e Maira Cardi passa por cirurgia; entenda o motivo

Filha de Arthur Aguiar e Maira Cardi, Sophia Aguiar foi submetida a uma cirurgia; ator aproveitou para explicar quadro de saúde da menina

Polícia

Polícia de MS procura por suspeito de sequestrar e matar mulher no Paraguai

Dahiana Ferreira Bobadilla, 24 anos, foi encontrada morta na casa do ex-marido

Cotidiano

No top 3 das comemorações, Dia dos Pais movimenta açougues em Campo Grande: ’50 pessoas na fila’

Maior movimento deve ser próximo ao horário do almoço