Operação conjunta entre órgãos federais e estaduais encontrou uma série de irregularidades em Mato Grosso do Sul, incluído 2 mil cabeças de gado, 2,9 toneladas de produtos de origem animal e embalagens de produtos de uso veterinário proibidos e de agrotóxicos ilegais. A ação resultou na aplicação de R$ 1 milhão em multas e R$ 44 mil em apreensões.

De acordo com informações do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a operação foi realizada entre os dias 18 e 28 de julho para combater crimes transfronteiriços e atividades ilícitas de grande risco sanitário para o Estado, que está em vias de conquistar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação.

Denominada Ágata Oeste 2022, a operação contou com a participação do Mapa, por meio do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), com a Operação Ronda Agro XXII e a (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul).

Foram fiscalizados 96.147 animais, dos quais mais de 2 mil bovinos se encontravam em situação irregular. Foram apreendidas 2,9 toneladas de produtos de origem animal irregulares, duas embalagens de produtos de uso veterinário proibidos e duas de agrotóxicos ilegais. Também foram realizadas fiscalizações em 39 propriedades rurais e 135 veículos. Duas embarcações e dois estabelecimentos comerciais foram interditados.

Operação fiscalizou municípios da região de fronteira de MS. (Foto: Divulgação Mapa)

“Se considerarmos que o trânsito irregular de mercadorias agropecuárias é a principal forma de introdução de pragas e doenças em áreas livres, as ações de combate a ilícitos transfronteiriços com animais, vegetais, seus produtos e insumos agropecuários se tornam fundamentais para a manutenção da saúde dos rebanhos e sanidade das lavouras brasileiras”, explica o auditor fiscal federal agropecuário Marcos Eielson.

Além das multas, duas pessoas foram conduzidas para delegacia de polícia para investigação de atividades ilícitas relacionadas ao crime de contrabando. Para o gerente de Controle e Operações da Iagro, Marco Aurélio Guimarães, as operações integradas têm gerado fiscalizações pontuais e altamente efetivas no combate atividades ilícitas de grande risco sanitário para o Estado do Mato Grosso do Sul na região de fronteira.

“A ação realizada previne a reintrodução de doenças como a Febre Aftosa no estado, que está a caminho do reconhecimento da situação de Livre de Febre Aftosa sem vacinação”, destaca. A Operação Ronda Agro XXII ocorreu nas fronteiras da e do Paraguai, sendo realizada nos municípios de Aral Moreira, Ponta Porã, Caracol, Alto Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Japorã, Bela Vista, Porto Murtinho, Paranhos, Guia Lopes da Laguna, Maracajú, Jardim, Caarapó, Tacuru, Iguatemi, e Dourados.

A Ágata Oeste 2022 faz parte do Programa de Integrada de Fronteiras (PPIF), sendo organizada pelo Ministério da Defesa e realizada de maneira integrada com órgãos federais e estaduais. Participaram da ação, além do Mapa e Iagro, as Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização da União e do Estado do Mato Grosso do Sul.