Pular para o conteúdo
Economia

MS participa com apenas 1,39% da abertura de novas empresas no Brasil

MS abre, em quatro meses, um total 27.891 empresas e fica com 15ª posição do ranking nacional
Elias Luz -
MS
MS fica em 15º lugar na abertura de empresas. Comércio é o setor que mais fechou. Foto: Leonardo de França, Jornal Midiamax

Mato Grosso do Sul registrou, no período entre janeiro e abril deste ano, a abertura de 27.891 novas empresas e em todo o país este número chegou a pouco mais de 2 milhões. Com este resultado, a participação sul-mato-grossense ficou em 1,39%, cravando a 15ª posição no ranking entre os Estados brasileiros. No mesmo período, o número de empresas extintas no País chegou a 1,1 milhão e, no Estado, o número ficou em 9.758, registrando participação de 1,17%, ficando também em 15º no ranking.

Quanto ao número real de novas empresas trabalhando em todo o Brasil, o saldo acumulado no primeiro quadrimestre foi de 1,19 milhão. Em Mato Grosso do Sul, esse saldo foi de 18.133, o que corresponde a 1,5% da fatia nacional e também a 15ª posição no ranking nacional. As informações são Ministério da Economia, que foram compiladas de acordo com os dados enviados por todas as unidades do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) espalhados por todos os Estados.

Agora, em todo o Brasil, o total de empresas ativas no país subiu para 19,3 milhões. Essas informações fazem parte do boletim do Mapa das Empresas, referente ao primeiro quadrimestre de 2022. A ferramenta foi publicada pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), com indicadores sobre o quantitativo de empresas registradas no país e o tempo médio necessário para a abertura de empresas.

O tempo para a abertura de empresas no país é, em média, de um dia e 16 horas. Até o fim de 2022, a abertura de empresa poderá ser feita em um dia no país, segundo estimativa do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) da Sepec. As micro e pequenas empresas (MPEs) representam 99% do total das empresas brasileiras, são responsáveis por 62% dos empregos e por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o documento. Além disso, mais de 40% dos microempreendedores individuais (MEI) são mulheres empreendedoras.

Tocantins foi o estado que apresentou o maior crescimento percentual de empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2022. O foi o único estado a registrar queda. Sergipe foi a unidade da Federação que apresentou o menor tempo de abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2022: 15 horas. A registrou o maior tempo de abertura de empresas no Brasil: três dias e 17 horas. Entre as capitais, o destaque ficou com Aracaju, que conquistou o posto de mais ágil abertura, com tempo médio de apenas 8 horas. No outro extremo, teve o desempenho mais baixo entre as capitais, com tempo de 4 dias e 18 horas em média para abrir um novo negócio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filha de Arlindo Cruz revela abandono após AVC do pai: ‘Amigo é família’

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

lula

Centro-Oeste vai na contramão do Brasil e desaprova governo Lula, aponta Quaest

pipa

Cuidado ao soltar pipa nas férias vão de risco de falta de energia a mortes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

lula

Centro-Oeste vai na contramão do Brasil e desaprova governo Lula, aponta Quaest

EUA iniciam investigação sobre tarifas brasileiras

Últimas Notícias

Política

‘Espaço a diplomacia e o diálogo’, recomenda Pedrossian Neto sobre suspensão de envio de carne aos EUA

Frigoríficos de Mato Grosso do Sul interromperam envio de carne bovina após tarifaço de 50% de Donald Trump sobre os produtos brasileiros

MidiaMAIS

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

Na cidade das cobras, veneno que preocupa e pode destruir vidas é o das pessoas. Você já foi vítima da língua de alguém?

Emprego e Concurso

Com salários de até R$ 3,2 mil, processo seletivo abre diversas vagas na prefeitura de Campo Grande

As vagas incluem funções como auxiliar administrativo, cuidador e educador social, motorista e terapeuta ocupacional

Polícia

Denunciados por violência doméstica poderão ser intimados por WhatsApp aos feriados e fins de semana

Intimações poderão ser feitas durante plantão judiciário