Pular para o conteúdo
Economia

Em MS, média de vendas de carros usados diminui 12% em abril

A maior queda nas vendas foi na categoria de carros comerciais pesados, com diminuição de 18%
Fernanda Feliciano -
Foto: Leonardo de França/Jornal Midiamax

A média de vendas de carros seminovos e usados diminuiu em 12% no estado de Mato Grosso do Sul de março para abril, de acordo com dados do relatório da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).

A maior queda nas vendas foi na categoria de veículos comerciais pesados, com diminuição de 18%. Em relação a abril de 2021, a queda fica ainda mais significativa na mesma categoria, com 39,8%. Ao total, o recuo no número de vendas é de 12%.

A venda de automóveis caiu de 8.595, em março, para 7.615 em abril deste ano, com queda de 11,4%. A categoria de motos registrou 3.662 vendas neste mês de abril, se comparado a março — no qual 4.218 motocicletas foram vendidas. Assim, a diminuição percentual fica em 13,2%.

Já a categoria comercial teve queda de 12,2%, com 2.532 vendas em março e 2.223 em abril. Mato Grosso do Sul fica atrás apenas do estado de Mato Grosso que apresentou queda de 15,9% na escala de evolução de vendas.

Na escala de evolução de vendas em relação ao tempo de uso, a diminuição das vendas pode ser de até 14,5% em veículos considerados usados jovens, com 4 a 8 anos de uso, e 12,3% em veículos mais antigos, com mais de 13 anos de uso. Na categoria de seminovos, com até 3 anos de uso, a queda registrada nas vendas é de 11,6%. Já os de uso maduro, entre 9 a 12 anos de utilização, o recuo nas vendas foi de 9%.

Dos modelos de automóveis mais vendidos, o Gol se destaca com 961 vendas em abril deste ano. Em segundo lugar, o Fiat Uno com 643 carros vendidos e em terceiro o Fiat Palio, com 319. Na sequência, o Toyota Corolla ocupa o 4º lugar com 316 carros e em 5º lugar o Hyundai HB20, com 279. Ao total, foram 7.615 automóveis vendidos em abril no Mato Grosso do Sul.

Tabela: Reprodução/Fenauto

Já o modelo mais vendido de moto fica com a Honda CG150, que contabilizou 906 unidades comercializadas. Em segundo lugar, a Honda Biz com 724 motos vendidas e em seguida, a Honda CG 125 com 414 unidades vendidas. A Honda NXR150 surge em 4º no ranking com 281 vendas e a Yamaha YBR 125 em 5º lugar com 207 unidades. O número de vendas de motos usadas no total é de 3.662.

Tabela: Reprodução/Fenauto

Sobre a queda nos índices de venda de automóveis usados em Mato Grosso do Sul, o presidente da Fenauto, Enilson Sales, aponta que em relação aos dias úteis, é possível constatar até um crescimento tanto no Brasil, quanto em Mato Grosso do Sul. No entanto, o mês de abril contou com menos dias úteis, o que impacta em seus números também.

De acordo com o presidente, os fatores que influenciam nesse cenário são a inflação alta, reflexos do período negativo da indústria automotiva em que havia entrega de carros sem componentes eletrônicos e o mercado que está sendo retomado, mas de forma lenta. Além disso, o Enilson Sales também aponta os impactos da da Rússia e que reflete no preço do combustível e no câmbio, o que faz com o mercado esteja pouco aquecido.

Entretanto, o presidente explica que as expectativas são de melhora no cenário com as eleições deste ano. “Temos a expectativa de que as eleições movimentem a economia do país […] o desejo é que as eleições venham revigorar a economia”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV