O pagamento do lucro do (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) 2022 já tem data definida para ser realizado aos trabalhadores. Vale ressaltar que o dinheiro é liberado pela Econômica Federal.

Trata-se de valores provenientes de correção monetária e aplicação de juros aplicados ao saldo do dia 31 de dezembro de 2021. Após esse cálculo, o valor é pago para os trabalhadores que possuíam saldo em contas do FGTS na data-base.

Para se ter uma ideia, no ano passado, o total repassado referente ao lucro do FGTS foi de R$ 8,1 bilhão, que representou 96% de todo lucro obtido através de correção monetária.

Fato importante para o lucro do FGTS deste ano é que vai sofrer o impacto da inflação acumulada em 11,73%. Além disso, não há percentual que será repartido com os trabalhadores, uma vez que não pode ser de 100%, conforme legislação, apesar de o valor chegar perto desse total.

Dessa forma, o pagamento deve ser feito até o dia 31 de agosto.

O que é lucro do FGTS?

A Distribuição de Resultado do FGTS é uma medida legal que tem como objetivo elevar a rentabilidade das contas vinculadas do trabalhador, por meio da distribuição de resultado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

A Lei nº 13.446 assinada em 25 de maio de 2017 definiu que cabe ao Conselho Curador do FGTS autorizar a Distribuição de Resultado do FGTS, e a Caixa operacionalizar o crédito nas contas do FGTS dos trabalhadores que tenham esse direito.

O valor referente à Distribuição de Resultado é proporcional ao saldo da conta vinculada posicionado em 31 de dezembro do ano-base do resultado auferido e o crédito ocorre até o dia 31 de agosto do ano seguinte. Esse valor é obtido por meio da multiplicação do saldo existente na sua conta pelo índice de distribuição aprovado pelo Conselho Curador do FGTS.

Todos os trabalhadores que se encaixam nas regras da Distribuição de Resultado podem consultar o crédito por meio do extrato do FGTS que pode ser acessado pelo APP FGTSCanais CAIXA e nas Agências Caixa.